Fotos do México após o grande terremoto de 7 de setembro

O sismo foi o mais forte sentido pela região em quase um século e há alerta de tsunami

Por Sarah Gibbens
Publicado 8 de nov. de 2017, 20:35 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

Durante a noite de quinta-feira, 7, o Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu um terremoto de magnitude 8.1 que atingiu o México perto do estado do sul de Chiapas. É o tremor mais forte sofrido pelo país em 85 anos.

O Centro de Alerta do Tsunami do Pacífico (em inglês) confirmou ondas medindo três metros da costa do México após o sismo, juntamente às réplicas de magnitude 5,0.

De acordo com o Serviço Nacional de Sismologia do México (em espanhol), que relatou o abalo de magnitude de 8,2, o último terremoto dessa magnitude atingiu o país em 3 de junho de 1932 e deixou 400 pessoas mortas.

Já na manhã de sexta-feira, dezenas de mortes haviam sido relatadas, mas o país continua a vigiar as ameaças consequentes. Um sistema automatizado administrado pelo US Geological Survey chamado PAGER estima danos causados ​​por terremotos com base no número de pessoas que vivem em regiões afetadas e na escala do desenvolvimento da região. Para o terremoto do México, estima-se que cerca de mil pessoas e um bilhão de dólares americanos podem ser perdidos como resultado combinado de tremores (em inglês), tsunamis e deslizamentos de terra.

Ainda é esperado que ondas do tsunami sejam formadas e atinjam em regiões distantes. O deslocamento repentino de águas oceânicas por desastres como terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terras e ataques de meteoros são capazes de desencadear ondas que viajam milhares de quilômetros. Para preparar a população, o sistema de alerta de tsunami do Serviço Meteorológico Nacional (em inglês) emitiu avisos para regiões da América Central e do Sul, bem como do Pacífico Sul.

Chiapas é uma das áreas sísmicas mais ativas no México, pois situa-se na convergência da Placa de Cocos, que é empurrada sob a Placa norte-americana.

As placas finalmente convergiram após anos de movimento, liberando uma tremenda energia no terremoto. O presidente da Sociedade Geológica de Washington, Callan Bentley, explicou em uma postagem no blog no site da American Geophysical Union. Vulcões próximos são formados a partir desta área, onde uma placa mergulha abaixo de outra, chamada zona de subducção.

"O grande terremoto ocorrido ontem à noite não foi um evento atípico ou único. A área é conhecida por ter muitos terremotos sobre sua longa história de habitação humana ", escreveu Bentley.

Os militares do México foram mobilizados para ajudar os necessitados, de acordo com a CNN. A eletricidade já voltou para quase três quartos do milhão de casas que perderam energia durante a noite, mas danos aos edifícios ao longo da costa foram mais devastadores.

A perspectiva é de que os danos totais sejam conhecidos conforme os esforços de resgate continuem ao longo do fim de semana.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados