Por que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente?

O dia 5 de junho é uma das datas mais importantes para a ONU e um espaço para reflexão e ação coletiva a fim de reverter os problemas ambientais. 

Por Redação National Geographic
Publicado 3 de jun. de 2022 12:54 BRT
Os gnus fluem como uma maré pela planície do Serengeti, na África.

Os gnus fluem como uma maré pela planície do Serengeti, na África.

Foto de JOE SCHERSCHE

A cada 5 de junho, desde 1974, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data para refletir sobre os problemas ambientais mais urgentes para o planeta. Em 2022, completa-se o 50º aniversário da designação do dia no calendário internacional.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data muito importante para a Organização das Nações Unidas (ONU) porque visa promover a conscientização e a ação global em prol da proteção ambiental”, explicou Ileana López, coordenadora regional do Subprograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em entrevista à reportagem.

Desde a sua criação, esse dia tornou-se uma plataforma global para conscientizar e promover ações diante da chamada tripla crise planetária: aquecimento global, perda de biodiversidade e poluição.

Quando foi declarado o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Embora a primeira celebração mundial tenha sido realizada em 5 de junho de 1974, a data tem sua origem dois anos antes, em 1972, quando a ONU a designou como Dia Mundial do Meio Ambiente.

A denominação ocorreu durante o primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, sediada em Estocolmo, na Suécia, e promovida pelo governo sueco.

“Os impactos ambientais causados pelo homem no meio natural se tornaram um problema urgente tanto para os países desenvolvidos quanto para os em desenvolvimento, e esses problemas precisam da cooperação internacional para serem resolvidos”, destaca a Declaração de Estocolmo.

"Na Suécia, perceberam, há 50 anos, que desde então todos os recursos estavam sendo degradados, e isso impactaria inevitavelmente na nossa qualidade de vida”, acrescentou López. Segundo ela, o acontecimento representou uma primeira reflexão conjunta para debater os problemas ambientais e destacar a necessidade de promover políticas ambientais que garantam um desenvolvimento sustentável.

Também em 1972, por meio de outra resolução, a Assembleia Geral da ONU criou o Pnuma, cuja função é avaliar as condições e tendências ambientais mundial, regional e nacional; desenvolver e fornecer aos países as ferramentas e tecnologias ambientais; e fortalecer as instituições para uma gestão ambiental consciente.

Assista o vídeo da campanha deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente:

O lema 2022: “Uma Só Terra”

O lema da campanha global de 2022 é "Uma Só Terra", e ressalta a necessidade de transformações profundas nas políticas e decisões tanto coletivas como individuais para viver de forma sustentável em harmonia com a natureza. “No Universo, há bilhões de galáxias, e em nossa galáxia há bilhões de planetas, mas temos uma só Terra”, diz a campanha do Pnuma.

“Uma Só Terra” também foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972. “Cinquenta anos depois, a convocação continua sendo relevante”, diz o site do Pnuma.

Em uma declaração conjunta com o Pnuma, o ministro do Meio Ambiente e Clima, e vice primeiro ministro da Suécia, Per Bolund, disse estar orgulhoso por sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022 e enfatizou que a Suécia dará ênfase nas preocupações ambientais mais urgentes e apresentará as iniciativas do país e os esforços globais para enfrentar a crise climática e da natureza.

“No universo, há bilhões de galáxias, e em nossa galáxia há bilhões de planetas, mas temos uma só Terra.”

por programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)

Atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente

Diferentes atividades estão acontecendo ao redor do mundo desde 30 de maio..

A agenda de eventos globais organizados pelo Pnuma é extensa e inclui palestras, painéis de especialistas, exposições, filmes e shows musicais.

Cada atividade é agendada para um dia e horário específicos, para que as pessoas possam se cadastrar nos eventos desejados e participar. No México, por exemplo, em 3 de junho acontecerá o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Suncine).

O Suncine é um festival multitela (presencial, on-line e televisão) “que tem como principal objetivo promover e divulgar audiovisuais ambientais para sensibilizar sobre o estado do ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade do planeta", diz o site do evento.

Países como Argentina, Espanha, Reino Unido e Polônia apresentaram filmes novos sobre questões ambientais.

Estocolmo+50: o debate internacional para a ação ambiental

Em sintonia com o evento destacado pelas Nações Unidas, foi convocada uma reunião ambiental internacional, realizada entre 2 e 3 de junho, em Estocolmo, na Suécia. Ancorado na ação e sob o lema “Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos: nossa responsabilidade, nossa oportunidade”, o encontro promove mesas de debates com pessoas, comunidades, organizações e governos de todo o mundo.

O evento terá como objetivo principal a comemoração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972 e celebrará 50 anos de ação ambiental global.

“Reconhecendo a importância do multilateralismo em face à tripla crise planetária da Terra (aquecimento global, perda de biodiversidade e poluição), o evento visa atuar como impulsor para acelerar a implementação da ‘Década de Ação das Nações Unidas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável'", diz o site do Pnuma, "Incluindo: a Agenda 2030, o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020 e o incentivo à adoção de planos de recuperação verde pós-Covid-19."

Os eixos temáticos do programa serão mudanças climáticas, finanças verdes, saúde global, perspectiva de gênero, entre outros.

Para López, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que se estenderá por toda a semana, não é simplesmente um compromisso dos países, empresas ou do setor acadêmico, mas sim um convite aos indivíduos para se comprometerem com as mudanças que o planeta requer com urgência.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Meio Ambiente
Dia Mundial dos Oceanos: 4 ameaças que os colocam em perigo
Meio Ambiente
Lixo eletrônico: o que é e por que é importante reciclá-lo
Meio Ambiente
Pico da Neblina: yanomamis levam turistas de volta ao cume mais alto do Brasil
Meio Ambiente
Planet Love: Apaixone-se pelo planeta
Meio Ambiente
Hinsby Cadillo-Quiroz

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados