Dia Mundial do Meio Ambiente: 7 dados curiosos para saber sobre os ecossistemas

Esses espaços estão em risco, embora ofereçam uma variedade de serviços naturais altamente necessários. Explore o que torna esses lugares únicos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de jun. de 2024, 08:00 BRT
Os pesquisadores sabem mais sobre a Lua do que sobre os oceanos da Terra. Estima-se que ...

Os pesquisadores sabem mais sobre a Lua do que sobre os oceanos da Terra. Estima-se que mais de 80% desses ecossistemas nunca foram explorados. Na foto, observamos um tubarão cinza no fundo do mar da Ilha Vostok, no Oceano Pacífico Sul.

Foto de Enric Sala

Com características particulares em cada parte do mundo, os ecossistemas são espaços que incluem todos os seres vivos em uma determinada área, bem como suas interações entre si e com seus ambientes não-vivos (solo, clima, atmosfera)”, tal como detalha uma definição do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Esses sistemas biológicos fornecem alimentoságuaenergiaar limpo, polinização e muitos outros dos chamados “serviços naturais” para as pessoas em todo o planeta, explica o Pnuma. 

Neste 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveite para conhecer mais sobre os ecossistemas interdependentes e descubra fatos curiosos sobre o tema.


1. O habitat mais biodiverso do planeta é o solo: quase 60% de todas as espécies vivem na superfície terrestre, como afirma o site do Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU. Já um artigo publicado em 2023 na revista científica Nature menciona que o solo é o lar de 99% dos vermes Enchytraeidae, 90% dos fungos86% das plantas, mais de 50% das bactérias e 3% dos mamíferos.

2. As terras áridas têm muito a oferecer: essas áreas com alta escassez de água produzem o equivalente a 44% das colheitas do mundo, e ao contrário do que se imagina, são a fonte de alimento para metade dos animais do planeta. Também sustentam a vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abrigam mais de um quarto das florestas e um terço das zonas críticas de biodiversidade, além de serem pontos de migração essenciais para as aves, afirma o site do Dia Mundial do Meio Ambiente.

3. Os desertos são encontrados em todos os continentes: e esses ecossistemas não são espaços desabitados, outra ideia errada do senso comum. O Saara, por exemplo, que fica no norte da África, abriga 500 espécies de plantas70 espécies de mamíferos, 100 espécies de répteis, 90 espécies de pássaros e vários artrópodes, como aranhas e escorpiões, diz o site da efeméride no portal da ONU. 

À esquerda: No alto:

As florestas são o habitat de muitas espécies de plantas e animais, além terem papel importante no equilíbrio ambiental e climático do planeta. 

Foto de Elena Vasilyeva Pnuma ONU
À direita: Acima:

Os desertos estão presentes em todos os continentes. Na foto, nômades tuareg conduzem uma caravana de camelos pelo deserto de Timbuktu, no Mali, África. 

Foto de Brent Stirton Getty Images

4.  As florestas são fonte de recursos medicinais para os seres humanos: além de fornecerem abrigo para milhares de espécies de animais e plantas, elas também guardam 28 mil espécies de plantas registradas para uso medicinal – muitas das quais são encontradas em ecossistemas florestais, diz o site do Dia Mundial do Meio Ambiente.

5. A importância de lagos, rios e áreas úmidas: embora ocupem apenas de 5 a 8% da superfície da Terra, eles contêm de 20 a 30% do carbono do mundo.

6. Os oceanos são o maior ecossistema do mundo: eles cobrem cerca de 70% do planeta e abrigam a maior parte da biodiversidade da Terra, de acordo com o site das Nações Unidas. Também fornecem alimentos e são uma fonte de empregos, regulam o clima e geram a maior parte do oxigênio que respiramos.

7. Os oceanos ainda são desconhecidos pela ciência: um artigo da National Geographic norte-americana observa que mais de 80% dos oceanos nunca foram mapeados, explorados ou mesmo vistos por seres humanos, o que significa que “muito mais das superfícies da Lua e do planeta Marte foram estudadas do que o fundo dos nossos próprios mares”.

(Você pode se interessar: Por que a vida alienígena pode ser roxa? Veja o que dizem os pesquisadores)


As ameaças aos ecossistemas da Terra


Apesar dos serviços ecossistêmicos que prestam e do número de espécies que abrigam, os ecossistemas de todo o mundo estão ameaçados. “De florestas e zonas áridas a terras agrícolas e lagos, os espaços naturais dos quais depende a existência da humanidade estão chegando a um ponto sem retorno”, reconhece a Organização das Nações Unidas. 

O site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente adverte que a seca e a desertificação são dois fatores que ameaçam ecossistemas essenciais em todo o mundo, incluindo água doce e solo. Por esse motivo, o site pede a restauração da terra, a interrupção da desertificação e o fortalecimento da resistência à seca.
 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados