Sustentabilidade 2.0: 10 aplicativos que compensam sua pegada de carbono no planeta

Pesquisas na internet para saber como plantar árvores, aplicativos que reduzem o impacto da sua forma de dirigir ou visitas a florestas que compensam seu CO2. Do seu smartphone, você poderá ajudar o meio ambiente de maneira rápida e fácil.

Esses aplicativos não apenas informam sobre a pegada ecológica das suas atividades, mas também oferecem alternativas ou formas de compensá-la.

Foto de Tyler Mullins NONE
Por Cristina Crespo Garay
Publicado 27 de out. de 2022, 11:32 BRT, Atualizado 12 de jan. de 2024, 09:47 BRT

Uma das grandes maravilhas da tecnologia é a existência de incontáveis aplicativos, alguns quase inimagináveis hoje em dia. Com a ajuda deles, a cada dia surgem mais e mais ideias que mudam a nossa compreensão no que diz respeito à produção e, dessa forma, geram benefícios para o planeta.

Quando a inovação, a tecnologia e a economia circular se unem, surgem aplicativos benéficos e úteis para centenas de atividades diárias que podem se tornar um pouco menos poluentes. Esses aplicativos não apenas informam sobre a pegada ecológica das suas atividades, mas também oferecem alternativas ou formas de compensá-la.

Quanto as suas pesquisas na internet poluem?

Se a internet fosse um país, seria o sexto mais poluente do mundo, segundo a organização Greenpeace, em seu relatório Clicking Clean. A cada busca que fazemos na internet, é liberado 0,2 grama de CO2 no meio ambiente, o que, segundo o próprio Google, significa que o efeito estufa causado por mil buscas equivaleria a dirigir um carro por um quilômetro.

O impacto dessa frenética atividade digital global equivale a um consumo de 7% da eletricidade mundial, segundo o relatório do Greenpeace. Em 2015, a pesquisadora digital Joana Moll criou o CO2GLE, um site que monitora em tempo real quantos quilos de CO2 essas buscas emitem e informa, também em tempo real, o quanto de CO2 as suas atividades estão gerando. De acordo com seus dados, cada segundo do Google produz cerca de 500 quilos de emissão de gás carbônico.

Com o objetivo de diminuir essa pegada de CO2, foi criado o portal de busca Ecosia, que planta árvores toda vez que você faz uma busca. Neste exato momento, foram plantadas mais de 72 milhões de árvores. “Você pesquisa na internet, nós plantamos árvores”, é o lema do site.

Em 2018, o projeto CeroCO2 ganhou o Climate Reality Awards, que reconhece pessoas, empresas e entidades que se destacaram no combate às mudanças climáticas. Essa ferramenta calcula, reduz e compensa a pegada ecológica tanto do seu dia a dia quanto da sua empresa ou do seu produto. O mesmo objetivo é buscado pelo Carbon Foot Print, no Reino Unido, ou pelo My Climate, na Alemanha, ou o Carbon Tracker, na versão do aplicativo para IOS.

Qual é a pegada de carbono do meu voo?

Hoje em dia, conhecer a pegada de carbono das suas atividades diárias é mais fácil do que nunca. Você vai pegar um voo e quer saber exatamente qual será o impacto que isso terá no meio ambiente? Com o Flight2fart, você só precisa inserir os locais de partida e de destino, que ficará sabendo o impacto do seu voo. 

Para evitar um peso desnecessário, o LuggageHero convida você a deixar as malas que não precisa em terra e, para isso, disponibiliza um mapa dos locais onde o seu excesso de peso pode ser guardado temporariamente, contribuindo assim para a redução dos quilos a bordo.

Se você quer viajar de forma ecologicamente correta, a Green Globe possibilita que os viajantes apostem no turismo sustentável, oferecendo hospedagens, escritórios, atrações, passeios, etc. Se você também quer ajudar a compensar o desperdício de alimento em suas viagens ou em seu dia a dia, o Too Good To Go é o aplicativo ideal para você. Criado na Dinamarca, o app possibilita comprar pacotes de comida, que custam de três a cinco euros, dos excedentes que sobraram nos restaurantes ou supermercados da região onde você se encontra.

Você sabe qual é o impacto da sua forma de dirigir?

O projeto europeu Green Driving calcula o seu impacto ao volante em função do veículo, do percurso e do seu estilo de dirigir, dando os melhores conselhos de acordo com o seu destino. Como se fosse um videogame, o Green Driving entra no carro com você, seja na cidade, na estrada ou na zona rural, e mostra como reduzir o seu consumo com base no combustível, no percurso, no número de passageiros e muito mais.

Transforme a sua pegada ecológica em uma floresta

“As atividades diárias, como, por exemplo, a maneira como nos deslocamos para o trabalho, os alimentos que consumimos ou o aquecimento das nossas casas, contribuem para as mudanças climáticas”, afirma o site Reforestum. “Para neutralizar esse impacto, você pode plantar árvores que compensarão a sua pegada de carbono. Ou, se preferir, podemos plantar florestas para você!”. No site, basta adicionar as fontes de CO2, compensá-las com o reflorestamento e escolher uma data para visitar a sua nova floresta.

Conhecer, reduzir e compensar o impacto das nossas atividades diárias no meio ambiente está cada vez mais fácil e ao alcance de todos graças à tecnologia que nos ajuda a garantir que decisões conscientes estejam sempre por trás das nossas atividades cotidianas.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados