Antes raros, raios no Ártico agora são frequentes e podem remodelar a região

Pesquisas recentes apontam que o número de raios na região do extremo norte do planeta pode duplicar até o ano de 2100, e que esse aumento já começou a acontecer.

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Praga de gafanhotos assolou a África Oriental – combatê-la com agrotóxicos traz novos problemas

O uso intenso de agrotóxicos de amplo espectro parece ter retardado a invasão de gafanhotos-do-deserto. Ainda não se sabe ao certo quais são as repercussões dessa abordagem.

Casas com painéis solares e baterias podem ajudar a evitar colapsos na rede elétrica

Até mesmo sistemas pequenos como os que mantêm as luzes acesas em algumas residências nos EUA podem desempenhar um papel importante na proteção do sistema elétrico em geral, segundo especialistas.

Plantio de árvores combate mudanças climáticas – mas é preciso bilhões de mudas a mais

Os Estados Unidos precisam mais do que dobrar a produção de mudas para atender às metas de reflorestamento, afirmam pesquisadores.

Afundamento do solo e aumento do nível do mar: uma dupla crise que afeta comunidades litorâneas

O prejuízo das mudanças climáticas somado à subsidência do solo causada pelas pessoas significa que os habitantes de áreas litorâneas globais estão tendo que encarar aumentos extremos no nível do mar.

Amazônia pode estar agravando mudanças climáticas, indica estudo inédito

A primeira análise extensa de todos os gases de efeito estufa que afetam a atividade natural na Amazônia — não apenas do CO2 — revela um sistema à beira do colapso.

450 espécies de borboletas estão em rápido declínio devido a temperaturas mais altas

Novo estudo utilizando dados de ciência cidadã revelou uma queda de 1,6% ao ano desde 1972, um desenvolvimento preocupante para esses importantes polinizadores.

Novo método para medir queda de neve na Antártica ajuda a estimar preservação das camadas de gelo

Um novo satélite constatou algo inesperado: rios atmosféricos de umidade podem liberar grandes quantidades de neve sobre a Antártica, e agora é possível rastrear isso em detalhes.

Ave selvagem mais velha do mundo completa 70 anos – por que ela é tão especial?

Wisdom, uma albatroz que sobreviveu a tsunamis, viveu mais que a maioria de seus companheiros e gerou mais de 40 filhotes, está ultrapassando os limites de idade que acreditávamos serem possíveis às aves.

A vez dos carros elétricos finalmente chegou?

Estamos prestes a fazer a transição para o uso de veículos elétricos — se Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e o Congresso dos Estados Unidos derem os passos certos.

A captura de carbono poderá tornar os voos mais sustentáveis?

Por ser mais eficaz do que os créditos de carbono tradicionais, a prática tem levado companhias aéreas e seus viajantes a adotarem o método.

Maior coruja do mundo está ameaçada de extinção — mas ainda há tempo de salvá-la

Encontrada na Rússia e em partes da Ásia, a população de corujas-pescadoras-de-blakiston está em declínio devido à perda de habitat e às mudanças climáticas.

Número pouco conhecido pode reformular nosso futuro climático

O custo social do carbono é “o único número mais importante do qual ninguém ouviu falar”. Nos Estados Unidos, esse custo está prestes a ficar muito mais alto.

Conflitos entre humanos e hipopótamos explodem em área intocada do Quênia

Inundações e as consequências econômicas da covid-19 estão colocando pescadores famintos contra hipopótamos famintos — trazendo consequências mortais.

Antonio Nobre: O planeta está enfermo – é preciso 'reajardiná-lo'

Em entrevista exclusiva, o cientista propagador da Teoria de Gaia fala sobre a importância da cosmovisão indígena e oferece uma solução simples para salvar o planeta das mudanças climáticas: replantar as trilhões de árvores que derrubamos.

Os desafios climáticos de Joe Biden em um Estados Unidos prestes a mudar

O novo presidente assume o cargo durante uma crise ambiental cada vez mais nítida e destrutiva. Para controlá-la, terá que se concentrar em alguns aspectos fundamentais. Veja quais são.

Insetos estão desaparecendo a um ritmo alarmante – mas podemos salvá-los

Insetos são fundamentais para o planeta e nosso abastecimento alimentar, e cientistas afirmam que todos nós podemos ajudar a protegê-los.

Vórtice polar aumenta a probabilidade de um inverno rigoroso no Hemisfério Norte

Na estratosfera sobre a Sibéria, as temperaturas recentemente aumentaram cerca de 100 graus Fahrenheit, empurrando o vórtice polar para longe do Polo Norte.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados