Ciência

Como o asteroide que extinguiu os dinossauros preparou a Terra para a ascensão da vida moderna

Dados sugerem que extinção de espécies marinhas após o impacto pode ter permitido desenvolvimento das formas de vida sobreviventes.
Ciência

Nova estação inaugura nova era de pesquisas brasileiras na Antártida

Presença do Brasil no continente gelado vem desde 1982. Hoje, o programa da Marinha apoia 23 projetos, de estudos da emergência climática à microbiologia.
Ciência

A década passada foi a mais quente já registrada

Os últimos 10 anos mostram que as mudanças climáticas já estão acontecendo, segundo novo relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.
Ciência

Intensos incêndios na Austrália afetarão a disponibilidade de água potável

Quando os grandes volumes de cinzas forem despejados nos rios, represas e mares, provavelmente as reservas de água ficarão poluídas e a fauna aquática morrerá.

Incêndios florestais na Austrália geram intensas ‘tempestades de fogo’

De aspecto apocalíptico, as tempestades formadas pelos incêndios provocam relâmpagos e ventos capazes de transportar brasas perigosas por quilômetros.

Terra passou por mais extinções em massa do que imaginávamos

Todos esses períodos de perda repentina e drástica de espécies têm padrões em comum, com implicações preocupantes sobre os atuais danos provocados pelo clima.

O inexplicável e iminente apocalipse dos mexilhões de água doce

Será a poluição, as mudanças climáticas, alguma doença desconhecida? Cientistas tentam desvendar o mistério.

O que são créditos de carbono? Veja por que os viajantes estão comprando

As vendas estão aumentando, mas nem todos os créditos de carbono são iguais.

Lagos recém-descobertos na camada de gelo da Groenlândia estão acelerando seu fim

O levantamento por satélite revela que os verões da Groenlândia agora são quentes o suficiente para criar 27% mais lagos do que há 20 anos e em maiores altitudes.

Conheça as 20 principais descobertas científicas da década

A década de 2010 rendeu muitas descobertas incríveis e marcos importantes - veja as nossas favoritas.

Mudanças climáticas estão levando planeta a “ponto de inflexão” perigoso

Cientistas acreditam que as pessoas não se deram conta do pouco tempo que resta para deter mudanças irreversíveis e desastrosas nos sistemas climáticos da Terra. Mas há esperança.

Ilha do Caribe está a caminho de se tornar o primeiro país do mundo ‘à prova de furacões’

Quando o Furacão Maria destruiu Dominica em 2017, a devastação estimulou a ambiciosa meta de adaptar-se totalmente às mudanças climáticas.

“É bom sentir frio": confissões de pessoas que amam baixas temperaturas

Eles são mais felizes em temperaturas abaixo de zero, mas temem que o frio seja um desafio que poucos terão a oportunidade de enfrentar.

Nível do mar aumentará por séculos, mas podemos controlar a intensidade e o ritmo

Atingir as metas do Acordo de Paris não impedirá que o nível do mar pare de subir. Ignorá-las, por outro lado, tornará tudo muito pior.

Maioria dos países não atingirá metas climáticas para 2030 – e todos pagarão o preço

“Intenso sofrimento humano” fará parte do nosso futuro à medida que as nações ignoram as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Conhecer lugar onde os ancestrais prosperaram é a chave para salvar essa espécie da extinção

O gambá-pigmeu-da-montanha australiano é raro em seu habitat natural, mas seus ancestrais viviam em outro local. Será que movê-los de lugar é a solução?

Escassez alimentar e hídrica deve gerar colapso da natureza nos próximos 30 anos

Novo modelo mostra quais áreas do planeta Terra serão mais atingidas pelas mudanças provocadas pelo homem, revelando, também, possíveis soluções.

Rochas da Terra são capazes de absorver quantidade impressionante de carbono

As profundezas do planeta oferecem uma possível solução às mudanças climáticas, solução esta que é sólida como uma rocha.

O mar está ficando sem peixe, apesar da promessa dos países de controlarem a situação

Os principais países que prometeram reduzir o financiamento destinado à pesca estão, no entanto, aumentando os benefícios às indústrias de pescado.