Os desafios climáticos de Joe Biden em um Estados Unidos prestes a mudar

O novo presidente assume o cargo durante uma crise ambiental cada vez mais nítida e destrutiva. Para controlá-la, terá que se concentrar em alguns aspectos fundamentais. Veja quais são.

Insetos estão desaparecendo a um ritmo alarmante – mas podemos salvá-los

Insetos são fundamentais para o planeta e nosso abastecimento alimentar, e cientistas afirmam que todos nós podemos ajudar a protegê-los.

Vórtice polar aumenta a probabilidade de um inverno rigoroso no Hemisfério Norte

Na estratosfera sobre a Sibéria, as temperaturas recentemente aumentaram cerca de 100 graus Fahrenheit, empurrando o vórtice polar para longe do Polo Norte.

O impacto mais importante das políticas climáticas de Trump foi a perda de tempo

Muito dióxido de carbono foi liberado na atmosfera durante os anos do governo Trump, mas especialistas afirmam que o maior prejuízo foi a ausência de progresso.

Maior iceberg do mundo está em rota de colisão com ilha da Geórgia do Sul e sua vida selvagem

Cientistas temem que o iceberg seja uma “amostra do que está por vir” com o aquecimento da Antártida.

Sete vitórias que trouxeram esperança à causa ambiental em 2020

De compromissos para produzir mais veículos elétricos a novas proteções marítimas, essas tendências podem ser um sinal do que está por vir.

Esta destemida pulga d’água está afetando os Grandes Lagos

A pulga d’água espinhosa, uma minúscula espécie invasora, está exterminando os plânctons nos lagos, enfraquecendo um ecossistema de peixes importantes.

Árvores de ginkgo quase foram extintas, mas esses ‘fósseis vivos’ se salvaram

Essas primitivas árvores perduraram por cerca de 200 milhões de anos até seu desaparecimento quase completo. Atualmente, elas adornam paisagens urbanas.

Florestas tropicais estão demostrando resistência surpreendente ao aumento das temperaturas

Cientistas constataram que existe um percentual das florestas tropicais capaz de sobreviver ao aquecimento global — se não forem desmatadas.
Entrevista

Greta Thunberg reflete sobre viver em meio a múltiplas crises em uma ‘sociedade da pós-verdade’

Em entrevista exclusiva à National Geographic, a jovem ativista pondera sobre o sucesso do movimento em prol do clima e os desafios a serem enfrentados.

Gelo derrete e revela flechas atiradas há 6 mil anos na Noruega

A descoberta recorde de 68 projéteis do período Neolítico à Era Viking também traz novas informações sobre como o gelo preserva e destrói descobertas arqueológicas.

Demolição de enorme barragem pode salvar salmões em risco de extinção

População de salmão-rei, que migra na primavera e é essencial para pescadores indígenas ao longo do rio Klamath, está diminuindo drasticamente. Mas dois projetos podem representar o caminho para a recuperação.

Emissões de gases estufa aumentam no Brasil – atividades rurais lideram

Relatório anual do Observatório do Clima indica aumento de 9,6% em 2019, em relação a 2018. Mudanças no uso da terra e agropecuária correspondem a 72% dos gases de efeito estufa emitidos no país.

Meu nome é Greta, no National Geographic

Uma pessoa: isso é tudo o que é preciso para uma grande mudança. Estreia 5 de dezembro, às 21h.
Ciência

Furacões estão mais potentes e duradouros, mesmo sobre o solo

Novo estudo é o primeiro a avaliar como as mudanças climáticas podem deixar os furacões mais devastadores mesmo após atingirem o solo.

O meio ambiente está em apuros. Como Joe Biden pode ajudar?

Mesmo sem o apoio do Congresso, o presidente eleito dos EUA pode fazer muito com “medidas provisórias” e novas regulamentações. Mas será suficiente?

Um guia de como superar a desinformação sobre a covid-19

Informações falsas sobre a pandemia estão desenfreadas, mas defensores experientes da ciência do clima podem oferecer dicas de como combatê-las.

Morte em massa da vida marinha na Rússia ameaça lontras e outras espécies vulneráveis

Proliferação atípica de algas pode ser a causa da dizimação da vida marinha do fundo do mar, gerando uma onda de efeitos devastadores.
21:52

A floresta esquecida

Uma equipe internacional de pesquisadores lideradas pelo cientista Julian Bayliss viaja até uma floresta nunca antes visitada por humanos, em Moçambique. O trabalho dos cientistas é baseado em pesquisadas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que ganhou o Nobel da Paz em 2007.