Plásticos chegam aos oceanos por mais de mil rios

Cientistas acreditavam que no máximo 20 rios transportavam a maior parte dos plásticos aos oceanos, mas agora eles sabem que o número é muito maior, dificultando possíveis soluções.

Peixe preso em luva descartável é alerta sobre os riscos do lixo gerado pela pandemia

Em todo o mundo, pessoas encontram animais afetados por máscaras, luvas e outros EPIs descartados. “O material que nos ajuda está prejudicando outros seres”, afirma um cientista.

Estação meteorológica mais alta do Hemisfério Sul ajudará cientistas a encontrar respostas sobre o clima

Recém instalada na montanha Tupungato, no Chile, estação pode dar pistas sobre a seca histórica no país.

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

O equipamento de proteção individual é feito de plástico não reciclável. Atualmente, as máscaras são encontradas em todos os cantos da Terra, inclusive nos oceanos. A solução não é complicada: jogá-las fora.
2:15

O Que Você Faz Importa | #WorldJump

Se nos unirmos para proteger nosso planeta, tudo é possível. Queremos celebrar a Terra inspirando você a criar novos hábitos sustentáveis. #OQueVoceFazImporta

Ilhas Cagarras, no Rio: o mais novo ponto de esperança na costa do Brasil

O monumento natural, que pode ser visto da praia de Ipanema, é o segundo Hope Spot do Brasil.

Antes raros, raios no Ártico agora são frequentes e podem remodelar a região

Pesquisas recentes apontam que o número de raios na região do extremo norte do planeta pode duplicar até o ano de 2100, e que esse aumento já começou a acontecer.

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Por que as baleias encalham? Nós também temos uma parcela de culpa

De marés enganosas à poluição sonora e pesca em excesso, há muitos motivos pelos quais as baleias — às vezes centenas ao mesmo tempo — acabem encalhando na terra firme.

Praga de gafanhotos assolou a África Oriental – combatê-la com agrotóxicos traz novos problemas

O uso intenso de agrotóxicos de amplo espectro parece ter retardado a invasão de gafanhotos-do-deserto. Ainda não se sabe ao certo quais são as repercussões dessa abordagem.

Por que ‘caminhar sob as estrelas’ é a atividade ao ar livre que precisamos neste momento

Ao praticar caminhadas durante a noite, amantes da natureza ganham novas perspectivas, ao mesmo tempo em que evitam aglomerações.

Rios e lagos são os ecossistemas mais degradados do planeta. Será possível salvá-los?

A humanidade depende de água doce para seu consumo, alimentação e saneamento, mas suas fontes estão ameaçadas. Agora, a pauta da água doce está se tornando prioridade a conservacionistas.

Casas com painéis solares e baterias podem ajudar a evitar colapsos na rede elétrica

Até mesmo sistemas pequenos como os que mantêm as luzes acesas em algumas residências nos EUA podem desempenhar um papel importante na proteção do sistema elétrico em geral, segundo especialistas.

Plantio de árvores combate mudanças climáticas – mas é preciso bilhões de mudas a mais

Os Estados Unidos precisam mais do que dobrar a produção de mudas para atender às metas de reflorestamento, afirmam pesquisadores.

As origens da justiça ambiental – e por que só agora ela recebe a atenção devida

Décadas de pesquisa mostram que as comunidades negras e pardas estão na linha de frente dos danos ambientais. É possível corrigir essas injustiças de longa data?

Afundamento do solo e aumento do nível do mar: uma dupla crise que afeta comunidades litorâneas

O prejuízo das mudanças climáticas somado à subsidência do solo causada pelas pessoas significa que os habitantes de áreas litorâneas globais estão tendo que encarar aumentos extremos no nível do mar.

Perfurações exploratórias de petróleo são ameaça tóxica para o Okavango

A empresa de exploração de petróleo ReconAfrica aparentemente não tomou uma medida fundamental que, segundo especialistas, previne a contaminação das água subterrâneas na Namíbia.

Amazônia pode estar agravando mudanças climáticas, indica estudo inédito

A primeira análise extensa de todos os gases de efeito estufa que afetam a atividade natural na Amazônia — não apenas do CO2 — revela um sistema à beira do colapso.

450 espécies de borboletas estão em rápido declínio devido a temperaturas mais altas

Novo estudo utilizando dados de ciência cidadã revelou uma queda de 1,6% ao ano desde 1972, um desenvolvimento preocupante para esses importantes polinizadores.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados