7 ações para combater a contaminação ambiental

A Organização das Nações Unidas lista medidas a serem feitas por governos e indivíduos para conseguir um meio ambiente mais saudável e sustentável

Um biólogo marinho analisa o pH da água do mar em uma lagoa de mangue.

Foto de Emma Camp
Publicado 11 de jan. de 2023, 14:24 BRT

O combate à contaminação ambiental é uma constante preocupação para governos e pessoas. Em carta publicada no Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas (ONU) listou uma série de ações que podem ajudar nessa missão.

Os itens são direcionados tanto para líderes mundiais, como também para cada habitante do planeta Terra, ainda que somente os governos possam implementar políticas com mudanças transformadoras em escala, de acordo com a ONU.

Drenagens agrícolas em uma área fora da cidade de Hopelchén, no México, conhecida por um alto nível de fumigação agroquímica.

Foto de Nadia Shira Cohen

Ainda assim, o combate à contaminação ambiental deve ser uma ação coletiva da sociedade. Veja as sugestões de ações propostas pela ONU para chegar a esse objetivo:

1. Incentivar caminhadas, além do uso de bicicletas e de transporte público para chegar ao trabalho;
  2. Restringir ou taxar o uso de plásticos descartáveis, como sacolas plásticas, embalagens, garrafas e talheres;
  3. Restaurar ecossistemas urbanos e desenvolver a natureza de forma sustentável, promovendo áreas como zonas úmidas urbanas e corredores verdes, a fim de fornecer habitat para a biodiversidade;
  4. Revitalizar e restaurar espaços públicos existentes pensados em um ecossistema verde, diminuindo o corte de árvores e incentivando a regeneração natural de vegetais para que plantas, insetos, pássaros, borboletas e até os mamíferos retornem e possam prosperar nas cidades;
  5. Coletar, separar e descartar os resíduos com segurança para proteger a terra e a água, incentivando a redução de substâncias maléficas ao meio ambiente e incentivando a reciclagem por cidadãos e empresas;
  6. Iniciar uma petição, organizar um debate ou convocar uma manifestação para encorajar o governo – nacional ou local – para mudanças que beneficiem o meio ambiente. Os pedidos, conforme o documento da ONU, devem ser voltados para a melhores condições do transporte público, restauro e proteção da natureza e limpeza do ar e da água;
  7. Fazer parte de organizações que incentivam a sustentabilidade e restauram a natureza, ajudando no suporte a campanhas que provocam mudanças na sociedade pensando no combate à contaminação ambiental.