Fóssil de esponja de 890 milhões de anos pode ser o animal mais antigo já encontrado

O fóssil reticulado teria vivido mais de 300 milhões de anos antes do animal mais antigo atualmente conhecido na Terra. Contudo, como muitas alegações sobre formas de vida muito antigas, o estudo desperta um grande debate.

Pequenos animais com ‘cara de coelho’ têm estratégia incomum para sobreviver ao inverno

Depois de 13 anos de estudos, cientistas podem ter solucionado um enigma de longa data que envolvia a pika-do-platô, espécie que habita regiões da Ásia Central.

Indígena sobreviveu a odisseia de uma década na Amazônia, mas não resistiu à covid-19

Após uma violenta emboscada, Karapiru percorreu as florestas do leste do Brasil por uma década. Em 16 de julho, ele se tornou mais uma vítima da pandemia.

Fumaça de incêndios florestais nos EUA é mais tóxica do que se pensava

Incêndios florestais colocam em risco imóveis na costa oeste dos Estados Unidos e no Canadá, mas a fumaça decorrente está poluindo o ar até mesmo de lugares distantes, como Nova York.

O verão atual do Hemisfério Norte pode mudar o que sabemos sobre calor extremo

A onda de calor recorde que atingiu o noroeste do Pacífico sugere que as mudanças climáticas elevaram as temperaturas acima do limite esperado.

O que podemos aprender com a árvore mais antiga de Paris

A árvore simbólica, levada de Appalachia, nos Estados Unidos, para a França, mostra a propagação de espécies invasoras, mesmo às sombras da Catedral de Notre-Dame.

Classificar furacões em categorias pode não ser o bastante

Um furacão não precisa ser classificado como categoria 5 para causar danos significativos.

Degelo do permafrost leva Parque Nacional de Denali a reimaginar futuro

Grande parte do solo em Denali, no estado do Alasca, Estados Unidos, está perdendo sua camada superior de permafrost, resultando em deslizamentos de terra e obstruções ocasionais da estrada do parque.

Trutas podem se ‘viciar’ em metanfetamina – e impacto na natureza seria desastroso

Novos experimentos laboratoriais demonstraram que drogas ilegais podem ter um impacto pouco conhecido em animais selvagens de água doce.

Elefantes de zoológicos de beira de estrada sofreram por anos antes de morrer

Defensores de animais afirmam que leis fracas e fiscalização insuficiente são responsáveis pela continuidade da precariedade dos zoológicos de beira de estrada nos Estados Unidos.

Queimadas e desmatamento estão transformando Amazônia em fonte de carbono, diz estudo

Artigo publicado na Nature por pesquisadores brasileiros revela que o leste do bioma já emite mais carbono do que remove da atmosfera, graças ao desmatamento e mudanças climáticas.

Desabamento de edifício destaca urgência de adaptações ao aumento do nível do mar

Embora os fatores relacionados às mudanças climáticas provavelmente não sejam o motivo do colapso parcial do prédio à beira-mar nos EUA, outras construções estão vulneráveis à elevação do nível do mar.

Ondas de calor matam — e as mudanças climáticas agravam esse cenário

Estudo recente concluiu que mais de um terço de todas as mortes em decorrência do calor em todo o mundo podem ser atribuídas às mudanças climáticas. Regiões dos Estados Unidos estão sentindo seus perigosos efeitos neste momento.

Como cães de busca e resgate encontram sobreviventes

De raças e comportamentos variados, os cães de resgate podem procurar por odores humanos ou seguir o rastro das pessoas.

Ingestão de plástico já foi registrada em mais de 1,5 mil espécies animais

Adaptados ao longo de milênios para reconhecer alimentos rapidamente, os animais não identificam os itens plásticos. Pela semelhança com a comida – sacolas e águas-vivas no mar, por exemplo –, acabam os ingerindo. Isso é a armadilha evolutiva.

Do Caribe ao Xingu – Amapá guarda vestígios do processo de ocupação da Amazônia

Escavações na região da foz do Amazonas revelam populações milenares que desenvolveram arte, monumentos megalíticos semelhantes ao Stonehenge e avançadas tecnologias cerâmicas e agrícolas.

História da ocupação do Baixo Amazonas prova que humanos e floresta podem conviver

Estudos arqueológicos na região de Monte Alegre, no noroeste do Pará, provam que a relação milenar entre humanos e floresta permitiu o florescimento de grandes populações com alta cultura e desenvolvimento tecnológico.

População de corujas-pintadas atinge menor nível já registrado

Espécie de coruja ameaçada de extinção pode desaparecer de grande parte de seu território, a menos que as florestas antigas sejam protegidas e as corujas-norte-americanas invasoras sejam controladas.

Perereca-pixinguinha: pesquisadores unem ciência e arte ao batizar anfíbio

Espécie ocorre somente no Espírito Santo e foi batizada em homenagem ao músico que "transformava notas de choro, o ritmo, em lágrimas de alegria”.