Rinoceronte-de-sumatra

Antes encontrados em todo o sudeste asiático, especialmente em densas florestas montanhosas, hoje é um dos rinocerontes mais raros do mundo. 

Chimpanzé

Juntamente com os bonobos, eles são nossos parentes vivos mais próximos. Acredita-se que humanos e chimpanzés compartilham um ancestral comum que viveu há cerca de sete a 13 milhões de anos.

Mocó

Esse grande roedor habita áreas do Brasil onde a escassez de alimentos o torna um grande alvo da caça. População diminuiu 30% nos últimos 30 anos.

Leão-africano

Apesar de serem admirados como símbolos de força e coragem no mundo inteiro, as populações de leões africanos diminuíram pela metade nos últimos 25 anos.

Ararajuba

O belo padrão de cores da ave a torna muito visada por traficantes de animais silvestres e colecionadores.
conteúdo patrocinado
3:04

Reciclagem que transforma

Reciclar o lixo não apenas promove a economia circular – também recupera vidas.

Na Bolívia, Jordânia e Etiópia, falta de água limpa é a face mais perversa da crise climática

Populações tradicionais assistem ao esvaziamento e à contaminação de seus recursos hídricos por grandes aquíferos, projetos agroindustriais e aumento das temperaturas. Fotógrafo brasileiro viaja o mundo para documentar o problema da falta d’água.

Uma naturalista do século 21 em busca do menor tamanduá do mundo

Depois de uma década atrás do elusivo tamanduaí nos rincões da Amazônia, Flávia Miranda explora os mangues e restingas do Delta do Parnaíba à procura dos indivíduos de uma população quase considerada extinta no Nordeste.
Ciência

O gás natural é uma fonte de energia muito mais “suja” do que se acreditava

O carvão, o petróleo e o gás são responsáveis por um volume muito maior de metano atmosférico, um gás de aquecimento superpotente.

Desequilíbrio dos oceanos é, ao mesmo tempo, causa e efeito da crise climática

Ambientes marinhos produzem a maior parte do oxigênio da Terra, armazenam enormes quantidades de carbono, fornecem 15% da proteína consumida no mundo e regulam a temperatura global. Mesmo assim, ainda não foram contemplados em acordos internacionais.

O mundo quer comer mais polvo, mas criá-los em cativeiro é ético?

Extremamente inteligentes, os animais estão no centro de um dilema entre a conservação da espécie e a ética da criação em massa.

Como esta cientista trabalha para reabilitar o maior e mais raro macaco das Américas

Além de descrever quase tudo que sabemos sobre o criticamente ameaçado muriqui-do-norte, o esforço de 38 anos de pesquisas de Karen Strier ajudou a recuperar uma população em Minas Gerais e deu esperança de um futuro para a espécie.

Brasil já sente impactos das mudanças climáticas e situação pode se agravar

Eventos extremos, como os temporais que atingem a região Sudeste, serão cada vez mais comuns caso a temperatura global continue a aumentar. Cientistas também alertam para ameaças à saúde pública, elevação do nível do mar e savanização da Amazônia.

O que é o mercado de carbono e como o Brasil pode se beneficiar com ele

O novo comércio internacional de carbono vai permitir que todos os países signatários do Acordo de Paris comprem e vendam créditos, mas ainda precisa de regulamentação.
Ciência

Extração de madeira está corrompendo arquipélago, mas um vilarejo decidiu virar o jogo

As Ilhas Salomão estão sendo arrasadas por madeireiras estrangeiras que, em alguns casos, atuam ilegalmente.

A sustentabilidade faz parte da tradição deste vilarejo na Índia

Uma planta versátil que cresce abundantemente em grande parte do país tornou-se a maior aliada na busca pela redução do consumo de plástico descartável.

Arraia gigante pode ter sido o maior peixe de água doce do mundo

Provavelmente com centenas de quilos a mais do que o bagre gigante recordista, a arraia pesava quase 400 quilos. 
Ciência

Pode haver uma nova super-Terra orbitando a estrela ao lado

Mudanças sutis no movimento da nossa estrela vizinha, Proxima Centauri, sugerem a possibilidade de ela acomodar não um, mas dois mundos alienígenas.