Ciência

Pode haver uma nova super-Terra orbitando a estrela ao lado

Mudanças sutis no movimento da nossa estrela vizinha, Proxima Centauri, sugerem a possibilidade de ela acomodar não um, mas dois mundos alienígenas.
Ciência

Intensos incêndios na Austrália afetarão a disponibilidade de água potável

Quando os grandes volumes de cinzas forem despejados nos rios, represas e mares, provavelmente as reservas de água ficarão poluídas e a fauna aquática morrerá.

Cabras selvagens dominaram ilha por mais de um século. Agora, o local está renascendo

A ilha rochosa de Redonda, que já teve sua flora e fauna dizimada por espécies invasoras, recupera-se de maneira surpreendentemente rápida.

Cidade de São Paulo proíbe distribuição de talheres, copos e pratos de plástico

O município, que já havia banido os canudos, agora inclui outros utensílios plásticos entre os itens cujo fornecimento está proibido.

Incêndios florestais na Austrália geram intensas ‘tempestades de fogo’

De aspecto apocalíptico, as tempestades formadas pelos incêndios provocam relâmpagos e ventos capazes de transportar brasas perigosas por quilômetros.

Para recuperar a paisagem marinha do Brasil, esta pesquisadora une ciência e saber popular

A bióloga Beatrice Padovani conta com um interesse em comum entre pescadores e conservacionistas – a reabilitação de estoques de peixes – para salvar manguezais, recifes de coral e todo o bioma marinho costeiro.

Vinte vezes mais pesada que o Sol, estrela colossal pode estar prestes a explodir

A gigante vermelha Betelgeuse apresenta o brilho mais fraco observado em anos, e o comportamento anormal está deixando os astrônomos alvoroçados.

Grande elevação vulcânica encontrada na Lua é diferente de tudo que já se viu

Cientistas que investigam a superfície lunar em busca de pistas sobre a frequência de impactos no passado descobriram algo que deixou os geólogos completamente confusos.

O inexplicável e iminente apocalipse dos mexilhões de água doce

Será a poluição, as mudanças climáticas, alguma doença desconhecida? Cientistas tentam desvendar o mistério.

O que são créditos de carbono? Veja por que os viajantes estão comprando

As vendas estão aumentando, mas nem todos os créditos de carbono são iguais.

Planta que produz incenso da tradição bíblica está sendo explorada excessivamente

A resina perfumada olíbano, que teria sido oferecida ao recém-nascido Jesus, corre o risco de desaparecer.

Lagos recém-descobertos na camada de gelo da Groenlândia estão acelerando seu fim

O levantamento por satélite revela que os verões da Groenlândia agora são quentes o suficiente para criar 27% mais lagos do que há 20 anos e em maiores altitudes.

Erupção vulcânica na Nova Zelândia pegou todo mundo de surpresa

O evento foi definido como o pior cenário possível, de acordo com geólogos.

Conheça as 20 principais descobertas científicas da década

A década de 2010 rendeu muitas descobertas incríveis e marcos importantes - veja as nossas favoritas.

Por que os animais marinhos comem plástico?

Baleias aparecem com o estômago repleto de plástico no mundo todo. Veja o que sabemos sobre o assunto.

Mudança na regularização fundiária pode estimular a grilagem, diz pesquisadora

Na indústria da especulação de terra, o grileiro primeiro identifica uma área pública e expulsa quem estiver nela. Depois, desmata para sinalizar que o terreno está em uso e, por último, tenta legalizá-lo com a ajuda de novas leis.

Mudanças climáticas estão levando planeta a “ponto de inflexão” perigoso

Cientistas acreditam que as pessoas não se deram conta do pouco tempo que resta para deter mudanças irreversíveis e desastrosas nos sistemas climáticos da Terra. Mas há esperança.

Misteriosa zona de falhas tectônicas descoberta no litoral da Califórnia, nos EUA

Novo método, que utiliza cabos de fibra óptica, detectou o sistema antes oculto — podendo revelar outras surpresas sísmicas ao redor do mundo.

Ilha do Caribe está a caminho de se tornar o primeiro país do mundo ‘à prova de furacões’

Quando o Furacão Maria destruiu Dominica em 2017, a devastação estimulou a ambiciosa meta de adaptar-se totalmente às mudanças climáticas.