Os desafios climáticos de Joe Biden em um Estados Unidos prestes a mudar

O novo presidente assume o cargo durante uma crise ambiental cada vez mais nítida e destrutiva. Para controlá-la, terá que se concentrar em alguns aspectos fundamentais. Veja quais são.

Insetos estão desaparecendo a um ritmo alarmante – mas podemos salvá-los

Insetos são fundamentais para o planeta e nosso abastecimento alimentar, e cientistas afirmam que todos nós podemos ajudar a protegê-los.

Governo Trump promove ações de última hora que podem prejudicar vida selvagem e meio ambiente

Nos últimos dias do governo Trump, estão sendo tomadas decisões que podem prejudicar a vida selvagem e o meio ambiente. Saiba a opinião dos conservacionistas.

Vórtice polar aumenta a probabilidade de um inverno rigoroso no Hemisfério Norte

Na estratosfera sobre a Sibéria, as temperaturas recentemente aumentaram cerca de 100 graus Fahrenheit, empurrando o vórtice polar para longe do Polo Norte.

Rios europeus estão repletos de barreiras – mas aumenta movimento para removê-las

Em média, há mais de uma barreira a cada 1,5 quilômetro dos rios europeus, o que sufoca as formas de vida que habitam essas artérias vitais.

Como essa cidade planeja recuperar a perda da maioria de suas árvores

Milhares de árvores foram destruídas por um vendaval de verão devastador em Cedar Rapids, Iowa. O evento causou sofrimento para os moradores da cidade, mas também trouxe a oportunidade de um replantio mais resistente.

Peso dos materiais produzidos por humanos já equivale ao peso de toda a vida na Terra

A quantidade de concreto, asfalto, metal e plástico na Terra está crescendo rapidamente. Este ano pode ser o marco do momento em que as coisas artificiais superam os seres vivos.

O impacto mais importante das políticas climáticas de Trump foi a perda de tempo

Muito dióxido de carbono foi liberado na atmosfera durante os anos do governo Trump, mas especialistas afirmam que o maior prejuízo foi a ausência de progresso.

Maior iceberg do mundo está em rota de colisão com ilha da Geórgia do Sul e sua vida selvagem

Cientistas temem que o iceberg seja uma “amostra do que está por vir” com o aquecimento da Antártida.

Sete vitórias que trouxeram esperança à causa ambiental em 2020

De compromissos para produzir mais veículos elétricos a novas proteções marítimas, essas tendências podem ser um sinal do que está por vir.

10 boas notícias para a vida selvagem em 2020

Dos processos judiciais relacionados ao programa “Máfia dos Tigres” a novas proteções para os pangolins, nem tudo em 2020 foi tragédia e tristeza.

Lacoste e National Geographic celebram a beleza da natureza em uma collab inédita

O lançamento da coleção Lacoste X National Geographic traz vida à beleza da selva, da floresta, das pastagens e das águas para reforçar a importância do reino animal.

Em rara demonstração de solidariedade, 14 nações se comprometem a proteger oceanos

O pacto de maior alcance do mundo para proteger e manter a saúde dos oceanos nos leva a acreditar que os sérios problemas que afetam nossos mares podem ser resolvidos.

Esta destemida pulga d’água está afetando os Grandes Lagos

A pulga d’água espinhosa, uma minúscula espécie invasora, está exterminando os plânctons nos lagos, enfraquecendo um ecossistema de peixes importantes.

Árvores de ginkgo quase foram extintas, mas esses ‘fósseis vivos’ se salvaram

Essas primitivas árvores perduraram por cerca de 200 milhões de anos até seu desaparecimento quase completo. Atualmente, elas adornam paisagens urbanas.

Florestas tropicais estão demostrando resistência surpreendente ao aumento das temperaturas

Cientistas constataram que existe um percentual das florestas tropicais capaz de sobreviver ao aquecimento global — se não forem desmatadas.
Entrevista

Greta Thunberg reflete sobre viver em meio a múltiplas crises em uma ‘sociedade da pós-verdade’

Em entrevista exclusiva à National Geographic, a jovem ativista pondera sobre o sucesso do movimento em prol do clima e os desafios a serem enfrentados.

Emissões de gases estufa aumentam no Brasil – atividades rurais lideram

Relatório anual do Observatório do Clima indica aumento de 9,6% em 2019, em relação a 2018. Mudanças no uso da terra e agropecuária correspondem a 72% dos gases de efeito estufa emitidos no país.

Microplásticos encontrados próximos ao pico do Everest – ponto mais alto já registrado

Incluindo o derretimento de geleiras e poluição causada por plásticos, diversos novos estudos encontram sinais alarmantes de nosso legado ambiental.