Qual é o lugar mais frio do mundo?
Pesquisadores acreditam que as temperaturas registradas nesse local são as mais frias possíveis para a superfície da Terra.
Vista aérea do acampamento do geólogo Bruce Marsh no Vale Wright, na Antártica Oriental.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.
A publicação diz que as temperaturas da região batem o recorde da Estação Vostok, uma estação de pesquisas russa localizada no interior da Antártida. Na estação, a temperatura do ar mais baixa já registrada foi de -89,2 °C, em julho de 1983.
Mas o ponto mais frio do planeta supera essa marca. Segundo o artigo Temperaturas de superfície ultra-baixas na Antártica Oriental a partir do mapeamento infravermelho térmico por satélite, a temperatura da Antártida Oriental já atingiu a marca de -98 °C.
Para fazer essa medição, os especialistas analisaram dados de satélite coletados durante o inverno do hemisfério sul entre os anos de 2004 e 2016. A partir dos dados, os pesquisadores detectaram que as temperaturas da superfície da neve atingiram níveis abaixo de -90 ºC em aproximadamente 100 locais dessa região da Antártida durante quase todo inverno.
De acordo com a publicação, as baixas temperaturas ocorreram em depressões rasas de relevo perto do topo da camada de gelo, a uma altitude de 3800 a 4050 metros.
Estas condições ultra-frias (abaixo de -90 °C) ocorrem com maior frequência quando o vórtice polar antártico (faixa de ventos persistentes de grande escala localizada perto dos polos do planeta) é forte, observam os autores.
O artigo conclui que o resfriamento continua enquanto houver condições atmosféricas claras e baixas velocidades de vento. Mas o resfriamento até cerca de -98 °C requer ventos leves, céu limpo e muito pouco vapor de água atmosférica para persistir por vários dias.
Os especialistas também observaram que esta temperatura parece ser a mais baixa possível para qualquer superfície terrestre.