Degelo do permafrost leva Parque Nacional de Denali a reimaginar futuro

Grande parte do solo em Denali, no estado do Alasca, Estados Unidos, está perdendo sua camada superior de permafrost, resultando em deslizamentos de terra e obstruções ocasionais da estrada do parque.

Trutas podem se ‘viciar’ em metanfetamina – e impacto na natureza seria desastroso

Novos experimentos laboratoriais demonstraram que drogas ilegais podem ter um impacto pouco conhecido em animais selvagens de água doce.

Peixe primitivo de águas profundas vive até os 100 anos

Celacantos fêmeas também podem gestar seus filhotes por cinco anos, de acordo com um estudo de conscientização sobre o futuro dessa espécie criticamente ameaçada de extinção.

Resíduos de antidepressivos na água podem tornar lagostins mais ousados e aumentar predação

Um antidepressivo comumente detectado em cursos d’água pode alterar o comportamento dos lagostins de maneiras que podem prejudicá-los, assim como ao meio ambiente.

Terra já perdeu e ganhou muitos oceanos. Você sabe onde pode surgir o próximo?

Vestígios geológicos do passado remoto de nosso planeta revelam que as atuais linhas costeiras não durarão para sempre — em contrapartida, outras surgirão.

Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas

Sistema Costeiro-Marinho foi incorporado ao mapa de biomas brasileiros pelo IBGE em 2019.

Mundo atinge parte das metas para ampliação de áreas protegidas – é hora de dobrá-las

Enquanto relatório aponta aumento de áreas conservadas, apesar da pouca proteção efetiva e déficit de reservas marinhas, organizações se preparam para a próxima década, considerada a última chance para evitar catástrofe climática.

Animais selvagens utilizam a eletricidade de formas chocantes

Muitos bichos, como enguias-elétricas e equidnas, utilizam correntes elétricas para se comunicar, encontrar presas e se defender.

#SegredoDasBaleias – Para que serve o mítico chifre dos narvais?

Habitantes das águas gélidas do Oceano Ártico, os narvais são raros e possuem um chifre que ainda intriga cientistas.

Beber água reduz os efeitos colaterais da vacina contra a covid-19?

Uma boa hidratação pode ajudar a evitar a contaminação pela covid-19. Mas cientistas não sabem exatamente como e por que beber água antes de receber uma vacina pode alterar a reação do sistema imunológico.

#SegredoDasBaleias – Jubartes e suas nadadeiras peitorais gigantes

As enormes nadadeiras peitorais das jubartes permitem que elas produzam empuxo suficiente para tirar o corpo inteiro da água ao saltarem.

#SegredoDasBaleias – Veja como as orcas se camuflam no oceano

As orcas são os maiores mamíferos predadores da Terra e usam diferente táticas para caçar.

Gelo da Antártida pode ultrapassar temido limiar em 40 anos

Novo estudo constatou que o aumento “rápido e incontrolável” do nível do mar, como consequência do derretimento de plataformas de gelo e geleiras na Antártida, pode ser inevitável, a menos que os países se comprometam a diminuir o nível de emissões.

#SegredoDasBaleias – Belugas criam redes de amizade que duram a vida toda

Com uma capacidade impressionante de comunicação, as belugas formam enormes grupos e vivem nas águas geladas do Ártico.

Plásticos chegam aos oceanos por mais de mil rios

Cientistas acreditavam que no máximo 20 rios transportavam a maior parte dos plásticos aos oceanos, mas agora eles sabem que o número é muito maior, dificultando possíveis soluções.

1,7 milhão de tartarugas são consumidas por ano no Amazonas. É possível um manejo sustentável?

Estudo estima que diversas espécies de tartarugas de água doce e jabutis selvagens são consumidos em centros urbanos no estado do Amazonas. Interesse pela carne e ovos de quelônios estimula o tráfico e pode colocar espécies em risco.

Cavalos selvagens cavam poços no deserto, gerando fontes de água para outras espécies

Esses inesperados “engenheiros de ecossistema” proporcionam hidratação para dezenas de espécies animais, de texugos a sapos.

Tubarões se orientam pelo campo magnético da Terra, confirma estudo inédito

Cientistas já suspeitavam os peixes podem navegar sentindo o campo magnético, mas ninguém sabia como – até agora.

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

O equipamento de proteção individual é feito de plástico não reciclável. Atualmente, as máscaras são encontradas em todos os cantos da Terra, inclusive nos oceanos. A solução não é complicada: jogá-las fora.