Angelo Bernardino revela as riquezas ecológicas das florestas de mangue da Amazônia

O explorador da National Geographic e ecologista marinho Angelo Bernardino está pesquisando como o uso da terra e as mudanças climáticas afetam as florestas de mangue da região amazônica do Brasil.

Por National Geographic
Publicado 5 de set. de 2023, 10:10 BRT

Quando o explorador da National Geographic Angelo Bernardino está nas zonas úmidas das florestas de mangue da Amazônia, ele não vê apenas árvores com grandes raízes que se projetam de solos alagados. Bernardino também vê um ecossistema de vida em expansão e todas as suas complexidades. 

O explorador da National Geographic Angelo Bernardino sobe nas raízes e mede o diâmetro da árvore para estimar seu peso e conteúdo de carbono.

Foto de Boone Kauffman

"Entrar nas florestas de mangue é sempre extraordinário", destaca Bernardino. "Do lado de fora, parecem apenas árvores, mas quando você olha para dentro, vê toda essa vida." 

Bernardino é apaixonado por contar a história dos manguezais. Isso porque eles são um elo importante para as muitas partes móveis do ecossistema aquático da Amazônia e para os serviços ecológicos que fornecem. O objetivo de Bernardino é aumentar a conscientização sobre a importância dos manguezais para a sustentabilidade da vida marinha e a mitigação das mudanças climáticas. 

mais populares

    veja mais

    Os manguezais se desenvolvem ao longo da água e são abundantes nas costas da Colômbia, Venezuela, Brasil, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. As árvores se adaptaram às áreas entremarés, onde são parcialmente inundadas pela água do mar durante o dia. Os manguezais dessa região também servem como sumidouros de carbono significativos e têm importância fundamental para o sequestro de poluentes da Bacia do Rio Amazonas.

    Além de proteger alguns dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo, os manguezais também são importantes para as comunidades pesqueiras locais. 

    As florestas costeiras funcionam como uma pescaria natural: quando a maré está baixa, os peixes ficam presos nos manguezais e podem ser pescados com facilidade, fornecendo bens comerciais e não comerciais às comunidades locais e, por extensão, subsistência para milhões de pessoas. 

    Bernardino colabora com as comunidades locais que estão tendo acesso reduzido à água doce como resultado das mudanças climáticas. Devido a um aumento na salinidade da água doce local, muitos povos indígenas da costa foram forçados a deixar suas comunidades. 

    O explorador da National Geographic Angelo Bernardino é um ecologista marinho dedicado a pesquisar como o uso da terra e as mudanças climáticas impactam os manguezais da região amazônica do norte do Brasil.

    Foto de Mark Thiessen

    "Mais de 50% dessa comunidade foi embora", destaca Bernardino. "Eles são refugiados do clima." 

    Quando ele pergunta às pessoas sobre os manguezais, ele conta que, embora muitos vejam as florestas como lugares bonitos, muitas vezes não estão cientes dos benefícios que elas trazem. 

    "Às vezes, as pessoas não associam os peixes que comem lá..." diz Bernardino. "Todas as grandes cidades brasileiras têm manguezais, e é muito interessante ver como as pessoas estão conectadas a esses manguezais, mas não os conectam a um ecossistema benéfico."

    Bernardino se descreve como um comunicador que atua como uma ponte conectando pessoas de diferentes origens para discutir os problemas enfrentados pela natureza. Ele viu em primeira mão como a Amazônia afeta todo o planeta. Bernardino acredita na importância de a humanidade trabalhar em conjunto para criar impacto.

    Angelo Bernardino está participando da National Geographic Society Perpetual Planet Amazon Expedition – uma série de estudos científicos de dois anos que abrange toda a bacia do rio Amazonas, apoiada pela Rolex como parte de sua iniciativa Perpetual Planet. 

    SOBRE O AUTOR 

    Para a National Geographic Society: Brittany Maher é uma escritora freelancer que mora em Atlanta, Geórgia, EUA, e é especializada em jornalismo literário. Ela acredita no poder de conexão da narração de histórias.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados