Conheça as 5 áreas úmidas mais importantes do mundo

No Dia Mundial das Áreas Úmidas, descubra quais são as mais importantes para a vida no planeta. O primeiro lugar fica na América Latina.

A vegetação flutua na superfície em constante mudança do Sudd.

Foto de George Steinmetz
Por Redação National Geographic
Publicado 2 de fev. de 2023, 14:59 BRT

Quando pensamos em zonas úmidas, imaginamos espaços naturais onde a água é a protagonista. Embora cubram apenas 6% da superfície terrestre, esses espaços oferecem vários serviços ecossistêmicos (funções de importância econômica, ambiental e social) e são o habitat ou local de reprodução de 40% de todas as espécies vegetais e animais do mundo. 

Para refletir sobre sua importância e fornecer informações sobre esses ambientes, o Dia Mundial das Áreas Úmidas é comemorado em 2 de fevereiro. Neste dia, descubra o que elas são e quais são as maiores e mais importantes.

O que são zonas úmidas?

Segundo a Convenção de Ramsar (ou Convenção sobre as Áreas Úmidas de Importância Internacional), acordo internacional para a proteção desses ecossistemas assinado em 1971 por 168 países, estes locais incluem pântanos, mangues, charcos ou estuários. 

Eles podem ser “naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água estática ou corrente, seja ela fresca, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marinha cuja profundidade na maré baixa não excede seis metros", informa o site da Convenção de Ramsar. 

Quais são as maiores áreas úmidas do mundo?

A partir da Convenção de Ramsar, foi criada a Lista de Áreas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como a Lista Ramsar. Ela consiste em mais de 2400 locais, que juntos cobrem mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados. Entre as mais importantes, devido ao tamanho, estão:

1. Rio Negro 

Localizada no Brasil, esta área úmida é composta de 120 mil quilômetros quadrados da Bacia do Rio Negro e foi incluída na Lista Ramsar em 2018. Ela abrange mais de 20 unidades de conservação ambiental, bem como territórios de povos nativos. 

Sua rica biodiversidade inclui espécies animais ameaçadas globalmente. Também contém ecossistemas exclusivos da região, tais como florestas igapó, savanas edáficas (que ocorrem em climas secos e solos rasos) e arquipélagos fluviais. 

 

mais populares

    veja mais

    Rio Negro em Iranduba, uma pequena cidade no Amazonas

    Foto de Adrian Bezerra

    2. Ngiri-Tumba-Maindombe

    Está localizada ao redor do Lago Tumba, na República Democrática do Congo. Ela cobre 60 mil quilômetros quadrados e é considerada uma das mais importantes áreas úmidas da África e um dos maiores corpos de água doce do mundo.

    El sitio Ramsar Ngiri-Tumba-Maindombe está ubicado alrededor del lago Tumba en la República Democrática del Congo. El área transfronteriza que contiene uno de los enormes sumideros de carbono africanos a través de sus suelos de turberas.

    Foto de Ramsar

    3. Golfo da Rainha Maud 

    Esta unidade Ramsar no Canadá cobre mais de 60 mil quilômetros quadrados. A área inclui mar aberto, baías costeiras, zonas entremarés, estuários de maré, deltas, rios de terras baixas e lagos de água doce. É considerado um santuário para as aves migratórias.

    A vegetação flutua na superfície em constante mudança do Sudd.

    Foto de George Steinmetz

    4. Grands Affluents

    Localizada no Congo, essa área úmida cobre 59 mil quilômetros quadrados. De acordo com a Lista Ramsar, a região abriga uma grande variedade de plantas, macroinvertebrados (animais e plantas marinhas invertebradas), peixes, aves, répteis e mamíferos aquáticos. 

    Mamíferos ameaçados de extinção, como o elefante-da-floresta, gorila e hipopótamo também estão presentes. O local também é um refúgio para espécies de aves migratórias e peixes. 

    Elefantes africanos em uma parte remota e inacessível do pântano de Sudd.

    Foto de George Steinmetz

    5. Sudd 

    O quinto maior pântano do mundo em tamanho está localizado no sul do Sudão e cobre 57 mil quilômetros quadrados. O local é composto por vários ecossistemas, desde águas abertas e vegetação submersa até florestas inundadas sazonalmente, pastagens alimentadas pela chuva e por rios, e matas de várzea.

    Elefantes levantam cinzas de um incêndio florestal no pântano de Sudd.

    Foto de George Steinmetz

    O local é composto por vários ecossistemas, desde águas abertas e vegetação submersa até florestas inundadas sazonalmente, pastagens alimentadas pela chuva e por rios, e matas de várzea.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados