Transporte sustentável: o que é e como se caracteriza esse tipo de mobilidade?

A transição para esse tipo de locomoção não só beneficia o meio ambiente, mas também tem impactos positivos na economia e na sociedade. Como reduzir a pegada de carbono ao se locomover?

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 24 de nov. de 2023, 08:00 BRT
A bicicleta está entre as mais populares formas de transporte sustentável.

A bicicleta está entre as mais populares formas de transporte sustentável. 

Foto de SHUTTERSTOCK

Na busca por um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, o conceito de transporte sustentável surge como um pilar fundamental para a construção de um futuro mais verde e eficiente. 

Pensando nisso, a (ONU) Organização das Nações Unidas decidiu declarar o dia 26 de novembro como o Dia Mundial do Transporte Sustentável. “Sistemas de transporte seguros, acessíveis, baratos e sustentáveis para todos desempenham apoio ao crescimento econômico, à melhoria do bem-estar social das pessoas e na promoção da cooperação internacional e do comércio entre os países",  defende a entidade.

Para ajudar a elucidar algumas das dúvidas sobre o tema, National Geographic explora o que exatamente o termo transporte sustentável significa e como reduzir sua pegada de carbono enquanto uma pessoa estiver em trânsito.

O que define uma forma de transporte como sustentável?

Em um relatório de 2016, a ONU informa que o conceito de transporte sustentável se dá quando "o fornecimento de serviços e infraestrutura para a mobilidade de pessoas e mercadorias (que promovem o desenvolvimento econômico e social para o benefício das gerações atuais e futuras) de forma segura, acessível, econômica, eficiente e resiliente, minimizando o carbono e outras emissões e impactos ambientais".

O escritor e jornalista Paul Salopek passeia pela província de Yunnan, na China.

Foto de NA ZHOU

Por isso mesmo, a transição da locomoção à base da queima de combustíveis fósseis para o chamado transporte sustentável beneficia não só o meio ambiente, mas também tem impactos positivos na economia e na sociedade. 

Além de fornecer serviços e infraestrutura para a mobilidade de pessoas e mercadorias, as formas de transporte sustentáveis atuam como um acelerador transversal em metas que incluem "erradicar a pobreza em todas as suas dimensões, reduzir as desigualdades, capacitar as mulheres e combater a mudança climática", explica a ONU sobre o tema.

mais populares

    veja mais

    As mulheres viajam em um vagão feminino no metrô de Delhi, na Índia.

    Foto de Lynn Johnson

    Transporte sustentável: como reduzir as emissões de carbono

    Seja para compromissos de trabalho ou atividades recreativas, as escolhas sobre como as pessoas viajam para outros destinos, seja de carro, avião, bicicleta, por meio de atividades esportivas, como corrida ou caminhada, ou usando o transporte público, têm uma influência significativa nas emissões de carbono. É por isso que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda:

    • Andar a pé ou de bicicleta: pois essas são as formas de locomoção que menos geram emissões de carbono. 
    • Use o transporte público: a substituição do uso do carro pelo transporte público pode reduzir a quantidade anual de emissões de carbono por pessoa em até 2,2 toneladas.  
    • Compartilhamento de carro: se você não tiver outra opção a não ser viajar de carro, o compartilhamento de carro reduzirá as emissões de carbono em até 1 tonelada. 

    Como ajudar mais? Viver sem carro pode reduzir a pegada de carbono anual em aproximadamente 3,6 toneladas, conclui a instituição.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados