O que é preciso para que uma cidade seja sustentável

No Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro, a ONU chama a atenção para a necessidade de soluções de desenvolvimento urbano sustentável.

Foto aérea da Cidade Sustentável, Dubai.

Foto de Luca Locatelli
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 31 de out. de 2022 15:47 BRT

O que se faz em uma cidade pode ser o começo de uma mudança mundial. É o que diz a Organização das Nações Unidas (ONU), que enfatiza que ações locais são fundamentais para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

As cidades representam menos de 2% da superfície da Terra, mas consomem 78% da energia e produzem mais de 60% das emissões de gases de efeito estufa no mundo, de acordo com estimativas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). 

(Relacionado: Smart Cities: o que são e como nossas cidades enfrentarão os grandes desafios deste século?)

Enquanto isso, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA) da organização, 2,5 bilhões de pessoas estarão vivendo em cidades ou centros urbanos até 2050. A crescente população colocará demandas extras em recursos e serviços nas áreas urbanas, o que torna o progresso na área de desenvolvimento sustentável essencial. 

O que é uma cidade sustentável

Uma cidade sustentável é, em suma, um local que visa o progresso da área econômica e social enquanto se preocupa com o uso do meio ambiente de forma a não contribuir para a emergência climática. É isso que explica Jonathan Barton, professor do Instituto de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile). 

(Veja também: O que é turismo sustentável?)

Entretanto, segundo o professor – cuja área de pesquisa se concentra em políticas e planejamentos para o desenvolvimento sustentável – o correto seria dizer que uma cidade é “mais sustentável”. 

“A sustentabilidade não é preto e branco absoluto. É um espectro bem variado e depende de diversos fatores”, explica. De acordo com ele, uma cidade mais sustentável seria, por exemplo, mais igualitária na distribuição de benefícios e em acessos à serviços e bens. 

“Também é preciso que ela seja mais eficiente no uso de recursos naturais e participativa em seu sistema de governança”, completa Barton.

Os edifícios em França ostentam jardins ecológicos verticais verdes-claros.

Foto de CHELSEA DUNLAP

O que torna uma cidade sustentável

Para Barton, a sustentabilidade de uma cidade é formada por dois pilares: socioeconômico e ambiental. 

Na área ambiental, o principal fator de sustentabilidade é a ecoeficiência, ou seja, fazer o mesmo e continuar o desenvolvimento com menos uso de recursos, como energia, água e espaço. “Idealmente, é preciso também colocar limites de uso.  Por exemplo, se a ecoeficiência melhorar em 10%, mas o consumo também aumentou em 10%, então não há avanço”, afirma o especialista. 

Na parte socioeconômica, as iniciativas dos municípios devem ser voltadas para o aumento na acessibilidade e igualdade. “Não há sustentabilidade em um local em que o uso de recursos naturais é eficiente, mas há aumento na desigualdade social”.

Nesse sentido, Barton diz que a sustentabilidade começa com um processo político. “É necessário, por exemplo, um sistema democrático e participativo, acesso amplo à infraestrutura e serviços, maior equidade de renda, o que depende de tomadores de decisão em primeiro lugar”.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Meio Ambiente
Existe combustível sustentável para avião?
Meio Ambiente
A energia solar é um caminho para reduzir o aquecimento global?
Meio Ambiente
Pequenas hidrelétricas na Amazônia são insustentáveis, ineficientes e quase sempre injustificáveis
Meio Ambiente
Cidades inteligentes, sustentáveis e verdes: o que elas significam e quais suas diferenças?
Meio Ambiente
Smart Cities: o que são e como nossas cidades enfrentarão os grandes desafios deste século?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados