O que é a escala Richter?

Criada no início do século 20, esta ferramenta ajuda cientistas e autoridades quando acontece um terremoto. Mas ela possui limitações.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de mai. de 2024, 12:00 BRT
A escala Richter ajuda os especialistas e as autoridades a responder adequadamente aos impactos dos fenômenos ...

A escala Richter ajuda os especialistas e as autoridades a responder adequadamente aos impactos dos fenômenos naturais sísmicos. Na imagem, a devastação causada pelo tsunami e pelo terremoto de março de 2011, que atingiu a costa do Japão.

Foto de Michael S. Yamashita

escala Richter é uma ferramenta da sismologia criada em 1935 por Charles Richter, um físico e sismólogo norte-americano, a fim de fornecer uma medida matemática para comparar a magnitude dos terremotos. Em essência, essa escala avalia a amplitude das ondas sísmicas registradas por sismógrafos, explica o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey, da sigla USGS).

A magnitude de um terremoto, de acordo com a escala Richter, é derivada do logaritmo da amplitude dessas ondas. Além disso, são feitos ajustes para levar em conta a distância entre o epicentro do terremoto e os vários sismógrafos. Os resultados dessa medição são expressos em números inteiros e frações decimais.

Por exemplo, um terremoto moderado pode ter uma magnitude de 5,3, enquanto um terremoto forte pode chegar a 6,3 na escala Richter. 

De acordo com o USGS, um aspecto notável dessa escala é sua base logarítmicacada aumento de número inteiro na magnitude implica um aumento de dez vezes na amplitude medida. Em termos de energia liberada, cada avanço de número inteiro na escala de magnitude é equivalente a aproximadamente 31 vezes mais energia do que o valor anterior.

Em outras palavras, a escala Richter permite que a magnitude dos terremotos seja compreendida e quantificada. Ela ajuda cientistas e autoridades a avaliar e responder adequadamente a esses eventos naturais.

(Talvez você se interesse por: O que é um terremoto lunar?)

Na imagem, uma mulher caminha sobre pedaços de coral que usou para elevar o piso de sua casa acima das marés depois que um terremoto baixou a terra em um metro.

Foto de John Stanmeyer

A escala Richter é adequada para medir terremotos leves?

A escala Richter tem uma peculiaridade: ao contrário das escalas lineares, em que cada incremento representa um valor igual ao anterior, nas escalas logarítmicas, como a de Richter, cada passo adiante representa um aumento exponencial na magnitude, observa um artigo da National Geographic Espanha. 

Por exemplo, se dois terremotos com magnitudes de 3 e 6, respectivamente, forem comparados, a energia liberada pelo segundo terremoto não é duas vezesmas um milhão de vezes maior do que a do primeiro.

Inicialmente, a escala Richter foi projetada para medir terremotos relativamente fracos entre as magnitudes 2,0 e 6,9. No entanto, com o passar do tempo, surgiram críticas a essa escala. Uma delas é a dificuldade de relacioná-la com as características físicas da fonte do terremoto, reconhece o artigo espanhol.

No início do século 21, muitos sismólogos consideraram a escala Richter obsoleta e propuseram uma alternativa mais adequada: a escala sismológica de magnitude de momento. 

Introduzida em 1979 pelos sismólogos Thomas Hanks e Hiroo Kanamori, essa ferramenta se baseia na medição da energia total liberada em um terremoto, explica a National Geographic Espanha. Ao contrário de sua antecessora, ela é capaz de avaliar a energia liberada em terremotos de magnitudes superiores a 6,9, fornecendo um quadro mais completo do fenômeno sísmico.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados