Por que acontecem tantos terremotos em Taiwan?
Vista da cidade de Taipei, capital de Taiwan. O país é um dos que melhor está preparado para suportar terremotos e nos últimos 50 anos passou por diversos abalos sísmicos acima dos 7 pontos na escala Richter.
A ilha de Taiwan sofreu com o maior terremoto em 25 anos no último dia 2 de abril, quando um abalo sísmico de 7,4 na escala Richter (que vai até 9.5) foi sentido na cidade de Hualien (na costa leste), a cerca de 150 quilômetros da capital, Taipei, como informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey, da sigla USGS).
Cerca de 900 pessoas ficaram feridas e 9 foram encontradas mortas, segundo dados da Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan (NFA). O terremoto também foi sentido em Xangai, na China, e em várias províncias ao longo da costa sudeste chinesa, diz a imprensa do país segundo reporta a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). A intensidade do tremor alcançou cerca de 35 quilômetros de profundidade, diz o USGS, e com isso um alerta de tsunami foi gerado no Japão, em especial perto da ilha de Okinawa.
No entanto, este não é o primeiro terremoto de forte intensidade que afeta Taiwan. Ao contrário: ao longo dos últimos 50 anos, a ilha asiática tem sofrido com terremotos de alta intensidade e o principal motivo é a sua localização geográfica no mundo.
(Leia mais: Por que no Brasil não tem grandes terremotos?)
A região da conhecida como “Anel de Fogo" do Pacífico é a maior zona sísmica do mundo. Nela se encontram países como o Japão (foto), que é um dos países com maior incidência de terremotos no planeta, e também Taiwan, que aprendeu a resistir a sismos de mais de 7 pontos na escala Richter.
Por que Taiwan sofre com tantos terremotos?
“Taiwan é regularmente sacudida por terremotos e sua população está entre as mais bem preparadas para eles”, conta a Segundo dados da Encyclopedia Britannica. Isso se explica pelo fato de o país estar localizado ao longo do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico – uma linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico, explica a enciclopédia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, por sua vez, detalha que o “Anel de Fogo" do Pacífico é a maior zona sísmica do mundo, registrando cerca de 81% dos maiores terremotos do planeta e mais de 450 vulcões ativos. Nessa área ficam duas placas tectônicas terrestres: a placa do mar das Filipinas e a placa da Eurásia.
Nos últimos 50 anos, seis outros terremotos de magnitude maior do que 7 pontos na escala Richter ocorreram em um raio de 250 km do terremoto registrado em 2 de abril de 2024, continua o USGS.
Já o pior terremoto de Taiwan registrado nesse período ocorreu em 21 de setembro de 1999, com uma magnitude de 7,7. Ele causou 2.400 mortes e feriu mais de 100 mil pessoas, além de causar imensa destruição material, diz a Britannica.
(Você pode se interessar por: Terremoto durou 32 anos e cientistas querem saber como)
Onde está localizada a ilha de Taiwan?
Taiwan é uma pequena e próspera ilha no Oceano Pacífico ocidental que fica a aproximadamente 160 quilômetros da costa sudeste da China. O território possui cerca de 395 km de comprimento (de norte a sul) e 145 km de largura em seu ponto mais largo, detalha a Britannica.
A capital, Taipei, é onde vive a maior parte da população: a ilha é habitada por pouco mais de 23 milhões de pessoas. O território (e outras 22 ilhotas do arquipélago) são controlados pela República Popular da China desde 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, explica a plataforma de conhecimento.