Pistas encontradas sobre colônia perdida Roanoke, na América do Norte
Artefatos sugerem que membros de povoação inglesa sobreviveram e foram assimilados à população nativa.
Por Andrew Lawler
Publicado 5 de nov. de 2020, 03:33 BRT

Parte do punho de uma espada de ferro foi encontrada na primavera de 2015 no Cabo de Creek, na Ilha Hatteras. Estas armas eram usadas por ingleses de status elevado.
Foto de Mark ThiessenPlacas de cobre feitas na Europa foram coladas em um colar para os nativos americanos. O artefato descoberto na Ilha Roanoke em 2008 pela Fundação Primeira Colônia é um dos poucos itens que pode datar do século 16.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicO colar de cobre da Ilha Roanoke foi feito com cordões curtos e nós, que apodreceram há muito tempo.
Foto de Mark Thiesen, National Geographic CreativeParte de um cadinho talvez usado por metalúrgicos do século 16 foi encontrado em uma colina da ilha Roanoke no começo dos anos 90 por Ivor Noel Hume.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicUm caroço de pêssego desenterrado em Cape Creek, na Ilha Hatteras, pode datar do século 16. Os pêssegos são nativos do Velho Mundo, e os colonizadores europeus os trouxeram para a América.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicPeças de uma arma estavam entre os artefatos descobertos em Cape Creek durante escavações de um local nativo americano em 1998. O objeto poderia ser parte de uma arma feita na Inglaterra elisabetana.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicEste pedaço de cobre europeu provavelmente foi importado para o comércio com nativos americanos. Como o comércio típico do início do século 17 usava folhas de cobre, o arqueólogo Mark Horton argumenta que este item pode ser do tempo da colônia de Roanoke.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicMetalúrgicos europeus teriam usado pesos como esse, encontrados na ilha de Roanoke, no que foi chamado de centro de ciência, para mensurar os materiais que estavam testando
Foto de Mark Thiessen, National GeographicEste pequeno ilhós de cobre, descoberto em julho em Cape Creek, em Hatteras, pode ter sido usado em uma peça de vestuário elisabetana.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicTubos de cobre chamados de aguilhas eram usados no século 16 para evitar que fios de lã se embaraçados.
Foto de Mark Thiessen, National GeographicUm pedaço de minério de cobre fundido encontrado na Ilha Roanoke é uma forte evidência de trabalho metalúrgico feito por europeus no final do século 16, uma vez que os nativos americanos não tinham a tecnologia de fundição.
Foto de Mark Thiessen, National Geographic