Fotos: Os jovens e solitários corações das cidades em declínio na China
Enquanto a China enfrenta dificuldades para revitalizar o centro industrial, os jovens convivem com o isolamento.
Publicado 16 de jan. de 2019, 16:16 BRST

Alunos aguardam para fazer uma prova de artes em frente a cartazes que promovem Fushun, na província de Liaoning.
Foto de Ronghui ChenUm tradicional barco de dragão chinês sobre o rio Yichun congelado em Yichun, na província de Heilongjiang. Antes conhecida como a capital da silvicultura da China, décadas de exploração madeireira excessiva puseram Yichun no primeiro lugar da lista de “cidades que esgotaram os recursos” da China. Uma proibição da exploração madeireira em todo o país acelerou a crise econômica de Yichun. Hoje, seu governo espera explorar o turismo para promover a economia.
Foto de Ronghui ChenDois alunos do terceiro ano do ensino médio fumam fora da escola em Fularji, na província de Heilongjiang. Fularji já teve uma faculdade especializada em máquinas pesadas, mas a faculdade mudou nos anos 1990 para Qinhuangdao, na província de Hebei, que é mais perto de Pequim, limitando ainda mais as oportunidades para os jovens da cidade.
Foto de Ronghui ChenYuting, de 10 anos, em pé na margem do rio Hun com um buquê de flores artificiais para decorar esculturas no gelo, em Fushun.
Foto de Ronghui ChenLin Zi, de 14 anos, senta-se em uma cafeteria onde celebridades da Internet fazem apresentações de streaming online ao vivo em Fularji. Após abandonar a escola, ele começou a se apresentar online e conseguiu quase um milhão de fãs. “Meus pais me abandonaram e ganho dinheiro fazendo apresentações como drag queen em um aplicativo de streaming ao vivo”, conta ele.
Foto de Ronghui ChenAi Ling, atleta de 19 anos em Longjing, na China, afirma: “Sou jogadora de vôlei em minha universidade e não quero deixar minha cidade natal”.
Foto de Ronghui ChenGrous-da-manchúria pintados em um mural na estação de trem de Fularji. A cidade é conhecida como o lar dos grous, um símbolo de sorte e longevidade na cultura chinesa.
Foto de Ronghui ChenVocê também pode se interessar
Fotos: Crianças ucranianas em treinamento para combate
Conheça as cidades fantasma da Itália
Visite com a gente os museus mais bonitos do mundo (um deles está no Brasil)
‘Estamos sofrendo, estamos sofrendo’: dor e indignação se misturam em Minneapolis, nos EUA
Bravas e destemidas: conheça as 9 mães mais batalhadoras da história