Falta de água potável transforma vida de camponeses do vale do Jequitinhonha
Moradores da região relatam mudanças drásticas no regime pluviométrico.
Publicado 22 de mar. de 2019, 11:13 BRT

Seu Itamar mostra a técnica de rabdomancia para procurar o local onde há água subterrânea para perfuração de poços. Itamar mostra o galho de madeira vibrando em suas mãos, o que indica a presença de água. Ele já havia cavado 13 metros apenas com uma enxada.
Foto de Érico HillerDona Márcia Lima mostra a nascente contaminada que é sua única opção para banho no município de Jequitinhonha (MG).
Foto de Érico HillerNa região rural de Araçuaí, em Minas Gerais, morador verifica a água captada pela chuva em sua cisterna improvisada. A calha nos telhados transporta a água para coleta, que garante o consumo em temporadas mais secas.
Foto de Érico HillerCasa de morador na região de Araçuaí, em Minas Gerais, que tem passado por anos com cada vez menos precipitações, o que transformou a vida das comunidades mais afastadas dos centros urbanos em uma verdadeira calamidade. Muitas pessoas são totalmente dependentes de água da chuva ou da água distribuída por caminhões-pipa.
Foto de Érico HillerGarota toma água em sua humilde residência nos subúrbios da cidade de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha.
Foto de Érico HillerPaulo dá água para seus animais beberem. Na comunidade Córrego de Narciso – no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais – as pessoas passam por enormes dificuldades para manter a criação e a roça em um clima em constante mudança. Com menos chuva, os moradores se adaptam como podem.
Foto de Érico HillerVocê também pode se interessar
Na Etiópia, beber água lamacenta é algo comum – problemas de saúde também
Sem derretimento de geleiras, população de Ladekh, na Índia, sofre com falta d'água
A vida na sujeira de Deli, uma das cidades mais poluídas do mundo
Microplástico encontrado espalhado pelas profundezas do oceano
Fotos: El Salvador está perigosamente perto de secar