Resíduos de antidepressivos na água podem tornar lagostins mais ousados e aumentar predação

Um antidepressivo comumente detectado em cursos d’água pode alterar o comportamento dos lagostins de maneiras que podem prejudicá-los, assim como ao meio ambiente.

Produção de carne provoca anualmente milhares de mortes devido à qualidade do ar

A agricultura é a principal fonte de poluição atmosférica, causando a morte de cerca de 17,9 mil pessoas nos Estados Unidos a cada ano, segundo novo estudo.

Abelhas estão acumulando microplásticos em seus corpos

Cientistas descobriram uma nova maneira de monitorar partículas de plástico. Mas seriam os microplásticos prejudiciais às abelhas?

O câncer era de fato menos comum no período pré-industrial?

Antes do tabaco e das fábricas, a taxa de incidência de câncer na Grã-Bretanha era estimada em 1%. Um novo estudo arqueológico não condiz com essa estimativa.

Plásticos chegam aos oceanos por mais de mil rios

Cientistas acreditavam que no máximo 20 rios transportavam a maior parte dos plásticos aos oceanos, mas agora eles sabem que o número é muito maior, dificultando possíveis soluções.

Peixe preso em luva descartável é alerta sobre os riscos do lixo gerado pela pandemia

Em todo o mundo, pessoas encontram animais afetados por máscaras, luvas e outros EPIs descartados. “O material que nos ajuda está prejudicando outros seres”, afirma um cientista.

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

O equipamento de proteção individual é feito de plástico não reciclável. Atualmente, as máscaras são encontradas em todos os cantos da Terra, inclusive nos oceanos. A solução não é complicada: jogá-las fora.

Por que as baleias encalham? Nós também temos uma parcela de culpa

De marés enganosas à poluição sonora e pesca em excesso, há muitos motivos pelos quais as baleias — às vezes centenas ao mesmo tempo — acabem encalhando na terra firme.

Por que ‘caminhar sob as estrelas’ é a atividade ao ar livre que precisamos neste momento

Ao praticar caminhadas durante a noite, amantes da natureza ganham novas perspectivas, ao mesmo tempo em que evitam aglomerações.

Rios e lagos são os ecossistemas mais degradados do planeta. Será possível salvá-los?

A humanidade depende de água doce para seu consumo, alimentação e saneamento, mas suas fontes estão ameaçadas. Agora, a pauta da água doce está se tornando prioridade a conservacionistas.

As origens da justiça ambiental – e por que só agora ela recebe a atenção devida

Décadas de pesquisa mostram que as comunidades negras e pardas estão na linha de frente dos danos ambientais. É possível corrigir essas injustiças de longa data?

Perfurações exploratórias de petróleo são ameaça tóxica para o Okavango

A empresa de exploração de petróleo ReconAfrica aparentemente não tomou uma medida fundamental que, segundo especialistas, previne a contaminação das água subterrâneas na Namíbia.

A captura de carbono poderá tornar os voos mais sustentáveis?

Por ser mais eficaz do que os créditos de carbono tradicionais, a prática tem levado companhias aéreas e seus viajantes a adotarem o método.

Perfuração exploratória de gás e petróleo tem início na região do Okavango, na Namíbia

Plataforma exploratória avaliada em milhões de dólares da ReconAfrica começou, em janeiro, a perfurar o leito de um rio que se encontra no habitat de elefantes, a cerca de 257 quilômetros do Delta do Okavango.

Enorme bagre devorador de pombos causa devastação em ecossistemas europeus

O maior peixe de água doce do continente, originário do Leste Europeu, é uma espécie invasora que ameaça peixes nativos já em declínio.

Os desafios climáticos de Joe Biden em um Estados Unidos prestes a mudar

O novo presidente assume o cargo durante uma crise ambiental cada vez mais nítida e destrutiva. Para controlá-la, terá que se concentrar em alguns aspectos fundamentais. Veja quais são.

O impacto mais importante das políticas climáticas de Trump foi a perda de tempo

Muito dióxido de carbono foi liberado na atmosfera durante os anos do governo Trump, mas especialistas afirmam que o maior prejuízo foi a ausência de progresso.

Em rara demonstração de solidariedade, 14 nações se comprometem a proteger oceanos

O pacto de maior alcance do mundo para proteger e manter a saúde dos oceanos nos leva a acreditar que os sérios problemas que afetam nossos mares podem ser resolvidos.

Estados Unidos geram mais lixo plástico que qualquer outro país, aponta estudo

Pequeno grupo de países asiáticos foi amplamente culpabilizado pela crise da poluição plástica, porém novos estudos mostram a contribuição dos EUA.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados