Os 21 melhores destinos gastronômicos do mundo
São Paulo e Rio de Janeiro estão em nossa lista das cidades mais deliciosas do mundo em termos culinários. Esse era o pretexto que você precisava para conhecê-las!
Publicado 29 de mar. de 2019 11:45 BRT, Atualizado 29 de mar. de 2019 16:28 BRT

1. LONDRES
Explorar o agitado Borough Market, do lado sul da Ponte de Londres, é como fazer um curso rápido sobre a cultura gastronômica britânica. Os feirantes vendem de tudo, desde frutos do mar recém-pescados e frutas recém-colhidas até queijos artesanais e assados de alta qualidade. Não deixe de provar o tradicional cardápio de café da manhã inglês no Regency Café ou o típico prato fish and chips no Golden Hind, restaurante que já existe há um século. Experimente algo da culinária contemporânea no The Hand and Flowers, o único bar inglês que recebeu duas estrelas no Guia Michelin. Que tal uma aventura? Visite o restaurante Carousel, que conta com um rodízio de chefs e conceitos.
Foto de Yiu Cheung, Getty Images
2. TÓQUIO
Caminhe pela Memory Lane (Omoide Yokocho), onde os compactos botecos servem frango no espeto quentinho, tirado da grelha na hora. No bairro Kichijoji, prestigie os bares sem assentos do Harmonica Yokocho.
Foto de Lucas Vallecillos, VW Pics, Redux
3. SEUL
O Mercado de Gwangjang conta com 5 mil vendedores e oferece pratos icônicos como o soondae (chouriço). Para provar o churrasco coreano, visite o favorito da cidade, WooSung Galbi, ou o luxuoso restaurante Yeontabal BBQ.
Foto de Sean Pavone, Alamy Stock Photo
4. PARIS
A Cidade Luz encanta com os espetaculares restaurantes três estrelas do Guia Michelin, como o Pierre Gagnaire e o Arpège, além dos agitados mercados de rua e lojas famosas como a Quatrehomme, que possui mais de mil tipos de queijo acondicionados no local.
Foto de Cathrine Stukhard, Laif, Redux
5. NOVA YORK
Do sabor de curry no Murray Hill, em Manhattan, aos knishes em Little Odessa no Brooklyn, os bairros oferecem sabores do mundo todo. Mas não deixe de conhecer o Absolute Bagels, um local cheio de atitude do Upper West Side que somente aceita dinheiro.
Foto de Louise Palmberg, Redux
6. ROMA
O Mercado de Testaccio é totalmente épico com suas barracas de frutas e legumes, peixes e comidas típicas que representam a Itália. Que tal uma típica refeição romana? No restaurante Checchino dal 1887, experimente o espaguete tipo tonnarelli coberto com um espesso molho de rabada.
Foto de Nati Shohat, Flash90/Redux
7. BANGKOK
Devore as comidas de rua tom sap (sopa de carne de porco agridoce) e som tam (salada picante de papaia verde). Depois reserve uma mesa no restaurante Nahm, onde o chef Pim Techamuanvivit reinventa a culinária Tailandesa .
Foto de DAVID TERRAZAS, The New York Times, Redux
8. SÃO PAULO
Aproveite a boêmia região de Baixo Pinheiros onde ficam os bares e restaurantes mais famosos da cidade. Lá você pode conferir desde a culinária asiática até a europeia, que homenageia a imensa comunidade de expatriados. O Brasil tem a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão, por isso os restaurantes Izakaya Issa e Shin-Zushi apresentam sabores tão autênticos. Para provar comidas indígenas — formigas ou o jambu, que deixa a língua dormente — transformadas em pratos que devem ser provados pelo menos uma vez na vida, não deixe de ir ao restaurante D.O.M. do chef Alex Atala. Mantenha o ritmo tomando um café na moderna cafeteria Coffee Lab.
Foto de Luiz Maximiano, Laif, Redux
9. BARCELONA
Aprecie os queijos e azeites sob o colorido teto do Mercado de Santa Caterina. Permita-se deliciar-se com o prato catalão la bomba, um bolinho de purê de batatas recheado de carne que, acompanhado de um leve vermute, fica ainda mais perfeito.
Foto de Frank Heuer, Laif, Redux
10. DUBAI
Seja quais forem os seus desejos, você conseguirá saciá-los nesse oásis em constante evolução. O restaurante Pierchic oferece frutos do mar deliciosos, já o Al Hadheerah, com sua culinária árabe, apresenta um show de luta de espadas e no superluxuoso Enigma é possível encontrar chefs-celebridades.
Foto de Monica Gumm, Laif, Redux
11. ISTAMBUL
Não deixe de provar o sanduíche de peixe no bairro Eminönü, onde os peixes recém-pescados são grelhados dentro de um barco. Experimente também os espetos de cordeiro com pimenta urfa e as balas de goma da loja de doces Hacı Bekir que existe há 240 anos.
Foto de Rolf Nobel, Visum, Redux
12. SINGAPURA
Fuja das cozinhas eruditas e opte pelas praças de alimentação ou vendedores ambulantes. Em Singapura, as culturas chinesa, indiana e malaia se misturam e produzem sabores intensos como a sopa laksa, com o sabor picante do curry, e o bak kut teh (caldo de costela de porco).
Foto de Robert Haidinger, Laif, Redux
13. MADRI
Faça um passeio pelos bares do Barrio de las Letras e não deixe de parar no Taberna La Dolores e Lamiak. Os pequenos petiscos chamados pintxos oferecem deliciosos sabores e ficam ainda melhores quando acompanhados de Gin Tônica, um drink que os espanhóis adoram enfeitar.
Foto de LucVi, Getty Images
14. XANGAI
Nas ruas arborizadas da região da Antiga Concessão Francesa, pare na cafeteria que mais chamar a sua atenção. Prove pratos de toda a China e não deixe de pedir o viciante xiao long bao, bolinhos recheados de caldo cozidos no vapor.
Foto de Fabio Nodari, Alamy Stock Photo
15. OSAKA
Devore a okonomiyaki, saborosa panqueca coberta de legumes ralados e complementos à sua escolha, e o takoyaki, bolinhos de polvo fritos. Nos bares que servem saquê nos arredores da estação ferroviária Namba, tome um drink como se fosse um morador local.
Foto de Xavier POPY, Rea, Redux
16. LAS VEGAS
Toques dos chefs José Andrés e Joël Robuchon iluminam a avenida Strip. Saia da parte luxuosa para provar uma culinária havaiana ousada (prove o poke e o Spam musubi no restaurante Island Sushi), que rendeu à cidade o apelido de “Nona Ilha”.
Foto de Mark Peterson, Redux
17. HONG KONG
Faça um calmo passeio pelo Mercado Noturno da Temple Street ou por Sham Shui Po no bairro de Kowloon e não deixe de provar a clássica gastronomia cantonesa: chee cheong fun (rolinhos de pasta de arroz) e char siu bao (pão chinês recheado de carne de porco agridoce).
Foto de Stefan Mokrzecki, Getty Images
18. BERLIN
Wiener schnitzel e cerveja de trigo são apenas o começo. Descubra os modernos drinks gespritztes (cerveja com refrigerante de fruta), o apimentado currywurst, lanches doner kebab e as rosquinhas pfannkuchen recheadas de geleia.
Foto de Andreas Pein, Laif, Redux
19. PEQUIM
O pato-à-pequim é o centro das atenções (e com razão), mas compartilhar uma tigela quente de carne de carneiro (shuanyangrou) pode ser uma experiência inédita. O costume é molhar tiras finas de carne de carneiro e legumes no caldo fervente e depois na pasta de gergelim.
Foto de Nicolas Maderna, Alamy Stock Photo
20. RIO DE JANEIRO
Relaxe nos botecos simples tomando uma cerveja gelada e provando salgados deliciosos. Ou procure pelos food trucks que oferecem pratos do mundo todo. No restaurante Oro, o chef Felipe Bronze reinventa o cardápio brasileiro com criações inovadoras.
Foto de Foto Arena LTDA, Alamy Stock Photo
21. NOVA DELI
Para uma experiência tradicional, prove o paratha, farto pão árabe repleto de camadas. Uma verdadeira imersão no modernismo, o restaurante Indian Accent serve os sabores preferidos em novas formas, como o taco de jaca feito de pão chapati.
Foto de Stuart Freedman, Getty Images
Você também pode se interessar
Viagem
Viaje nas fotos: os melhores cliques de 2021 mundo afora
Viagem
Quer viajar para fora em 2020? Conheça os 25 melhores destinos
Viagem
Apaixone-se por 10 lugares com formato de coração ao redor do mundo
Viagem
Conheça 13 dos melhores e mais novos hotéis ecológicos do mundo
Viagem
20 ilhas que são o sonho de qualquer aventureiro