Lindos de morrer: 7 cemitérios com visuais de beleza assombrosa
Em muitas partes do mundo, os mortos repousam nas melhores propriedades e esses locais possuem vistas impressionantes.
Publicado 31 de out. de 2019, 07:00 BRT

CEMITÉRIO DE HONG KONG, HONG KONG
Nos bairros com nomes sinistros do Happy Valley, os vivos não são os únicos que merecem cenários de tirar o fôlego. Oito cemitérios se aglomeram no Happy Valley. Dentre eles está o Cemitério de Hong Kong, cujos túmulos compactos e dispostos em terraços revestem a encosta, ecoando a densidade dos arranha-céus próximos dali.
Foto de Anthony Wallace, AFP/Getty ImagesCEMITÉRIO DE WAVERLEY, SYDNEY, AUSTRÁLIA
Localizado nas terras que pertenciam originalmente ao povo indígena Cadigal, o cemitério que fica no subúrbio da atual cidade de Sydney já é um destino fatídico desde 1877. Conhecido por seus detalhados monumentos em estilo vitoriano e localizado no topo de um penhasco, o contorno acentuado do cemitério possui um caminho com vistas livres para o Pacífico.
Foto de Sally Crane, Alamy Stock PhotoCEMITÉRIO DE GREEN-WOOD, CIDADE DE NOVA YORK
Inaugurado em 1848, suas árvores, plantas e paisagens fizeram desse cemitério em estilo parque a segunda maior atração turística dos Estados Unidos em 1860 (perdendo apenas para as Cataratas do Niágara). O cemitério continua sendo um destino turístico até hoje. Encontre uma boa posição dentro dos 193 hectares do Green Wood para ver o imenso portal em estilo gótico, os bairros do centro do Brooklyn e o horizonte de Manhattan.
Foto de Joel Carillet, Getty ImagesCEMITÉRIO DE OKUNOIN, JAPÃO
O maior cemitério do Japão não fica na megacidade de Tóquio. Ele fica localizado no belo e assombrado bosque sagrado de Monte Koya, a duas horas de distância de Osaka. Pinheiros antigos se elevam sobre as lanternas de pedra cobertas por musgo, as estátuas e os percursos de peregrinação. Ocupando uma área de quase dois quilômetros, o estreito cemitério é o local de descanso de 200 mil monges budistas.
Foto de Marcel Gross, Alamy Stock PhotoCEMITÉRIO DA IGREJA PAROQUIAL DE SANTA MARIA, SCARBOROUGH, INGLATERRA
O que mais chama atenção no túmulo de Anne Brontë é a vista impecável. Com vista para a agitada praia da cidade turística de Scarborough, o túmulo de Brontë é um ponto privilegiado para se presenciar um pôr do sol à beira mar. Originalmente isolado da cidade, o cemitério se misturou a ela durante sua expansão em meados do século 18.
Foto de Bernd Brueggemann, Alamy Stock PhotoPÈRE LACHAISE, PARIS
Considerado por muito tempo um modelo de “cemitérios em estilo parque” em todo o mundo, Père Lachaise é o famoso local de descanso de celebridades como Oscar Wilde, Edith Piaf, Gertrude Stein e Jim Morrison. O cemitério foi construído em uma encosta, local de onde se acredita que o Rei Luís XIV assistia a batalhas dos exércitos inimigos nas guerras civis da França entre 1648 e 1653. Isso aí sim é que é vista.
Foto de Evan Lang, Getty ImagesCEMITÉRIO DE SANTA MARÍA MAGDALENA DE PAZZIS, SAN JUAN, PORTO RICO
Essa propriedade litorânea de sepultamento possui vistas que podem ser apreciadas em 360 graus: o Oceano Atlântico ao norte, as casas coloridas do centro antigo de San Juan e o famoso bairro La Perla ao sul e leste, além do forte espanhol do século 16, El Morro, a oeste. Acessível por um túnel, esse cemitério espanhol colonial é a morada eterna mais desejada de célebres porto-riquenhos desde 1863.
Foto de Mikolajn, Getty Images/iStockphotoVocê também pode se interessar
Fotógrafo captura Paris vazia durante isolamento forçado
O Vietnã é fascinante – ainda mais visto de cima
Viaje nas fotos: os melhores cliques de 2021 mundo afora
Saudade de viajar, né? Relembre em 18 fotos como é bom andar por aí
Fotos: um dia e uma noite de trabalho no maior cemitério da América Latina