Veja as melhores fotos de vida selvagem de 2019
O Museu de História Natural de Londres concedeu a Yongqing Bao, que flagrou uma raposa atacando uma marmota, o prêmio de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano.
Publicado 16 de out. de 2019, 11:26 BRT

Esta rara imagem do momento que uma raposa-do-himalaia ataca uma marmota deu ao fotógrafo chinês Yongqing Bao o primeiro prêmio: Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano.
Foto de Yongqing Bao, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoCom 14 anos, Cruz Erdmann recebeu o título de Jovem Fotógrafo de Natureza Selvagem com esta imagem subaquática de uma lula iridescente, capturada durante um mergulho noturno.
Foto de Cruz Erdmann, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoShangzhen Fan venceu a categoria "animais em seu ambiente" com esta foto aérea de uma manada de antílopes-tibetanos em um morro coberto de neve no deserto de Kumukuli, na China. Esses animais são muito caçados por sua pele.
Foto de Shangzhen Fan, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoEsta imagem etérea de uma migração de sapos no sul da Itália, de Manuel Plaickner, rendeu o prêmio na categoria "comportamento de anfíbios e répteis".
Foto de Manuel Plaickner, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoO fotógrafo norueguês Audun Rikardson venceu a categoria "comportamento de aves" com esta imagem de armadilha fotógrafo de uma águia-real rondando a paisagem. A águia levou três anos para se acostumar com a presença da câmera.
Foto de Audun Rikardsen, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoDaniel Kronauer acompanhou o rastro de formigas legionárias em uma floresta na Costa Rica, flagrando elas caçando e construindo abrigos. Esta imagem da colônia, feita em um formato de coroa, deu ao fotógrafo o prêmio na categoria "comportamento de inseto".
Foto de Daniel Kronauer, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoCom esta imagem de um puma tentando derrubar um guanaco, feita para a edição de dezembro de 2018 da revista National Geographic, Ingo Arndt dividiu o prêmio na categoria "comportamento de mamíferos" com o Yongqing Bao. Ninguém havia fotografado este tipo de caça com este detalhamento antes, segundo Arndt.
Foto de Ingo Arndt, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoZorica Kovacevic venceu a categoria "plantas e fungos" com esta imagem de galhos de um cipreste-da-califórnia coberto por algas alaranjadas e lichens cinzas. A foto foi feita na Reserva Natural Estadual Point Lobos, na Califórnia, EUA.
Foto de Zorica Kovacevic, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoO fotógrafo da National Geographic David Doubillet venceu a categoria "subaquática" com esta foto de uma elusiva colônia de enguias-de-jardim no fundo do mar. As enguias, que emergem verticalmente de buracos na areia, são difíceis de fotografar. Doubilet posicionou sua câmera no meio do campo de buracos e se escondeu atrás de um navio naufragado. Quando as enguias apareceram, ele acionou remotamente o disparador.
Foto de David Doubilet, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoCharlie Hamilton James venceu a categoria "vida selvagem urbana" com este íntimo retrato de ratos nas ruas de Nova York. Para fazer a imagem, publicada originalmente na edição de abril de 2019 da revista National Geographic, Hamilton James usou um disparador remoto.
Foto de Charlie Hamilton James, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoEsta foto de um bisão solitário em uma nevasca no Parque Nacional Yellowstone deu a Max Waugh o título na categoria "preto e branco". Ele diminui a velocidade de seu obturador para desfocar a neve e deixou a imagem em preto e branco para acentuar a simplicidade da cena.
Foto de Max Waugh, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoO fotojornalista mexicano Alejandro Prieto venceu a categoria "fotojornalismo de vida selvagem em imagem única". Ele documentou esta onça-pintada mexicana por dois anos com armadilhas fotográficas nos dois lados da fronteira entre México e Estados Unidos. Ele então projetou esta imagem no muro da fronteira para mostrar como a continuação desse muro poderia afetar a movimentação de animais selvagens em um habitat já ameaçado.
Foto de Alejandro Prieto, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoJasper Doest venceu o prêmio de melhor reportagem de fotojornalismo de vida selvagem com uma série de imagens mostrando os antes reverenciados macacos-japoneses, feita em uma missão para a National Geographic. Este macaco, Riku, passou os últimos 17 anos performando para locais e turistas em um teatro de Tóquio.
Foto de Jasper Doest, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoEsta foto de uma aranhas-caranguejo imitando uma formiga deu ao fotógrafo indiano Ripan Biswas o prêmio na categoria "retrato animal". Este pequeno inseto surpreendeu Biswas – ele estava documentando uma colônia de formigas quando viu o intruso, disfarçado de formiga para se infiltrar no grupo.
Foto de Ripan Biswas, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoStefan Christmann ganhou o maior prêmio da categoria "prêmio portfólio", por seu trabalho na Plataforma de Gelo Ekström, na Antártida. Ele capturou esta imagem de mais de 5 mil pinguins-imperadores em um dia congelante durante um breve momento de luz solar.
Foto de Stefan Christmann, Fotógrafo De Vida Selvagem Do AnoVocê também pode se interessar
As melhores fotos da vida selvagem em 2020
30 fotos deslumbrantes da vida selvagem em diferentes cantos do mundo
Confira as imagens vencedoras do prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem
Fogo no Pantanal: imagens escancaram a agonia da vida selvagem na região
Dia dos pais: as 10 fotos mais encantadoras do reino animal