Fotos: céu alaranjado-sombrio assusta os moradores da Califórnia, nos EUA
Fotógrafos documentam as cinzas e a fumaça que escureceram os céus e ameaçam a qualidade do ar, em um presságio das futuras mudanças climáticas.

Moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, acordaram em um cenário apocalíptico na última quarta-feira (09/09), quando a fumaça dos incêndios que se alastraram por todo o estado ofuscou o sol e tingiu o céu de um tom laranja assustador. A Califórnia enfrenta atualmente dezenas de grandes incêndios em uma temporada que já destruiu mais de um milhão de hectares de terra — um número recorde — e ainda restam quatro meses para o fim da temporada de incêndios. O aumento das temperaturas devido às mudanças climáticas provocaram temporadas de incêndio mais longas e mais devastadoras na Califórnia. Na fotografia, mulher corre pela Ponte da Baía sob o céu laranja-escuro no centro de São Francisco.
A cena foi especialmente surreal na região da Baía de São Francisco, onde a fumaça espessa dos incêndios ofuscou o sol — permitindo atravessar apenas tons laranja-avermelhados. Na imagem, uma vista do presídio.
No norte da Califórnia, rajadas de ventos fortes intensificaram as chamas do incêndio batizado de Bear Fire, iniciado em agosto em meio a incêndios causados por raios que forçaram evacuações por toda a região. Esses ventos lançaram fumaça e cinzas até 240 quilômetros ao sul até a região da Baía de São Francisco — reduzindo a qualidade do ar a níveis perigosos. A fumaça de incêndios contém uma combinação de gases e partículas proveniente da queima da vegetação, de construções e outros materiais que podem causar uma série de problemas de saúde. É perigoso sobretudo durante a pandemia, uma vez que a fumaça de incêndios florestais deixa os pulmões mais suscetíveis a infecções respiratórias como a covid-19. Na foto, encosta atrás da Ponte Bidwell Bar em Oroville, na Califórnia, engolida pelas chamas
Fumaça paira sobre o Monte Diablo em Orinda. Gigantescas nuvens de fumaça encobriram a região deixando um brilho alaranjado-escuro surreal durante todo o dia. De acordo com o Distrito de Gerenciamento Atmosférico da Região da Baía, o fenômeno ocorre quando partículas de fumaça suspensas no ar atuam como filtros dispersando as cores que formam o espectro da luz visível. As partículas bloqueiam a maior parte do espectro, mas o vermelho e o laranja possuem comprimentos de onda mais longos que ajudam essas cores a atravessar o filtro. Contudo fumaça especialmente espessa pode absorver essas cores também — deixando um breu em algumas regiões no meio da tarde.
Em Sausalito, a fumaça dos incêndios deixa o promontório Marin Headlands imerso em um brilho vermelho-escuro durante uma visita de Thomas Spratley (à direita) e Paulo Santos na quarta-feira. O céu em toda a região permaneceu escuro e sombrio durante o dia todo.
Uma coluna de fumaça sobe do incêndio Bear Fire ao longo do Lago Oroville, no condado de Butte, Califórnia, na quarta-feira. Esse foco — que integra o incêndio do Complexo Norte provocado por tempestades de raios no mês passado — aumentou durante a noite, à medida que ventos intensos alastraram as chamas.
Com o céu brilhando através da fumaça de incêndio, Bejhan Razi, inspetor sênior de construções de Mill Valley, verifica os reparos no relógio de um poste no centro de Mill Valley, Califórnia, na quarta-feira. A mais de 240 quilômetros do incêndio Bear Fire, a cidade de Mill Valley teve de alertar os moradores sobre os riscos à segurança representados pela fumaça e queda de cinzas.
Os incêndios florestais na Califórnia estão produzindo tanta fumaça que é possível visualizá-la do espaço. Esta imagem de satélite obtida nesta semana pela Administração Nacional Atmosférica e Oceânica e pelo Instituto Cooperativo de Pesquisa sobre a Atmosfera mostra a fumaça de numerosos incêndios se espalhando pela Costa Oeste.
O norte da Califórnia não é a única região do estado que apresenta horizontes sombrios.
Centenas de quilômetros ao sul, na Floresta Nacional de San Bernardino, o incêndio El Dorado iluminou os céus de Yucaipa — e os cobriu de fumaça — desde que foi provocado em 5 de setembro por um aparelho pirotécnico gerador de fumaça durante um chá revelação de sexo do bebê.
