A magia da água em 33 fotos de tirar o fôlego
No Dia Internacional da Água, resgatamos imagens atemporais do elemento essencial em todas as suas formas.

Alberta, Canadá | “Foi a melhor experiência de viagem que já tive", conta o fotógrafo. "Eu queria muito retornar ao lago Moraine porque já havia visitado o local duas vezes durante as férias na infância, uma das minhas lembranças favoritas. Visitar o lago novamente na idade adulta significava que eu finalmente poderia fotografar pessoalmente a vista que tanto observei em cartões postais, e quando uma mulher se sentou para observar a incrível paisagem, eu sabia que a foto ficaria boa. A combinação da beleza estonteante do Canadá com a realização de um sonho pessoal tornou esta fotografia a minha preferida.
Porto Rio Tranquilo, Chile | Cavernas de mármore da Patagônia.
Lofoten, Noruega | Vista do vilarejo de Lofoten, Noruega. Panorama de duas fotos.
Mar do Caribe | Tubarões-de-recife-caribenhos geralmente são tímidos, então posicionei minha câmera em uma rocha onde sei que eles circulam e utilizei um controle remoto para fotografar o momento em que eles se aproximaram e esbarraram na câmera”, conta o fotógrafo.
Rochas em Ise, província de Mie, no Japão. “As rochas representam a união do criador de kami ‘Deus na filosofia japonesa’, e dos deuses Izanagi e Izanami. Durante o inverno da região, raios de luz iluminam as rochas ao nascer do sol. Eu queria capturar imagens calmas, que transmitissem paz, então usei longa exposição para capturar o cenário”, diz o fotógrafo.
Trieste, Itália | As maravilhosas águas calmas do Grande Canal em Trieste, na Itália, repleto de barcos atracados e grandes nuvens brancas refletindo na água como um espelho.
Rio Baral, Bangladesh | Homem navega pelo o rio Baral durante o inverno da região, quando o rio fica impróprio e o musgo é mais visível do que em outras estações, devido à regulação da água.
Lago Yogo, Japão | O lago Yogo, apelidado de ‘o lago de espelho’, reflete tudo que está à sua volta.
Wakayama, Japão | O Grande Templo de Kumano Nachi e as Cataratas de Nachi, considerados patrimônios mundiais pela Unesco. As Cataratas de Nachi possuem 133 metros de altura, 13 metros de largura e um fluxo de água de uma tonelada por segundo. É a maior catarata do Japão e elemento de adoração no Grande Templo de Kumano Nachi.
Oceano | “Eu amo o oceano e o considero minha segunda casa. Acredito que todas as praias deveriam ser protegidas. A maior parte desse planeta é tomada pelo oceano. Não seríamos nada sem ele! Aos poucos a poluição está prejudicando nossas praias e cabe a nós protegê-las”, diz o fotógrafo.
Niigata, Japão | “O fluxo da névoa ao amanhecer era semelhante à uma cachoeira”, conta o fotógrafo.
Wanaka, Nova Zelândia | “Ouvi tanto falar sobre essa famosa árvore e achava que não fazia sentido eu tirar uma foto, já que tantas pessoas já a haviam fotografado. Até eu observar essa manhã gloriosa e precisar fazer meu próprio registro”, conta a fotógrafa.
Antártida | “Estávamos navegando em um zodíaco ao longo da Península Antártica quando avistamos este pinguim-de-adele escalando um iceberg íngreme. Fotografei rapidamente ao nos aproximar do iceberg antes de perder o pinguim de vista”, conta o fotógrafo.
Rio Tadami, Japão | “Ohshi é um vilarejo localizado nas margens do rio Tadami, na província de Fukushima, que escolheu a coexistência com a natureza em vez do desenvolvimento urbano. Eu vi aquele cenário da mesma forma que a paisagem original das minhas próprias memórias”, diz o fotógrafo.
Bangkok, Tailândia | “Um barco de comércio tradicional, carregado com recipientes plásticos para venda de sorvete de coco e cujo condutor utiliza chapéu tradicional, leva pessoas ocupadas demais com a tecnologia para se importar”, conta o fotógrafo. “Hoje em dia as viagens são assim. É sobretudo uma busca por uma experiência que não existe mais.”
Yakushim, Japão | Musgos são parte importante da paisagem na ilha japonesa de Yakushima.
Quang Nam, Vietnã | Segundo o fotógrafo, “a ponte de bambu foi construída por moradores dos vilarejos próximos e é utilizada diariamente para atravessar o rio até as plantações. Os legumes são trazidos para casa no fim do dia e preparados para serem vendidos no dia seguinte no mercado do vilarejo. Essa é a rotina diária deles.”
Lofoten, Noruega | “Estávamos percorrendo a estrada perto de Tengelfjord e, de repente, avistamos este lago refletindo como um espelho. Rapidamente paramos o ônibus e todos desceram para fotografar esta vista espetacular”, conta o fotógrafo. “É incrível como essas belas paisagens estão por toda parte nas Ilhas Lofoten, é um lugar realmente abençoado.”
Tonga, Oceania | “Um mergulhador nada nas profundezas da ‘caverna das andorinhas’, em Tonga, sem o uso de oxigênio. Esta caverna é habitat de milhares de peixes. Os movimentos desses animais formam uma dança espetacular que pode ser observada ao mergulhar nas águas. O contraste entre a escuridão das profundezas do oceano e a luz da superfície fazem os peixes brilhar como estrelas.”
Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, EUA | Lava escorre de vulcão e cai no mar. “Ocorreram explosões e a fumaça era quente, o que deixou a lente da minha câmera embaçada”, conta o fotógrafo.
Hokkaido, Japão | “Nemuro é a cidade mais oriental de Hokkaido, conhecida pela pesca e por ser cercada pelo mar de Okhotsk (que separa a Rússia do Japão)”, conta o fotógrafo. “O mar congela completamente no início de fevereiro. Esta foto é de uma das pescarias, setor que agora está sentindo os efeitos desse processo de congelamento precoce.”
Lago Gorgova, Romênia | Um pescador do Delta do Danúbio atravessa o lago Gorgova congelado. Pescadores abrem mais de 20 buracos no gelo espesso, depois colocam suas redes sob o gelo, a mais de 200 metros de profundidade. Tudo isso do amanhecer ao pôr do sol, em temperaturas abaixo de zero.
Hokkaido, Japão | Flores de cerejeira perfeitamente refletidas na água.
Queensland, Austrália | De acordo com o autor da imagem, “esta foto captura um comportamento típico de baleias, o ‘salto de espionagem’. Elas colocam a cabeça para fora da água para observar o que está acontecendo acima da superfície. É como se esses majestosos mamíferos marinhos entendessem que os estamos observando e tentando se conectar conosco de alguma forma.”
Parque Nacional Vale da Morte, Califórnia e Nevada, EUA | Foto tirada de dentro de um pequeno avião que sobrevoava o Parque Nacional do Vale da Morte.
Déli, Índia | “O leito do rio Yamuna está mais poluído na cidade de Delhi, onde é repleto de lama e sujeira. Yamuna é o segundo rio mais sagrado da Índia depois do Ganges”, diz o fotógrafo. “Inúmeras gaivotas da espécie Larus heuglini migram para o local no inverno do subcontinente indiano, dando uma nova dimensão à região por alguns meses. Na foto, um morador tomava seu banho diário no rio Yamuna.”
Hokkaido, Japão | Longa exposição faz estrelas deixarem rastros no céu do Japão.
Marina Bay Sands, Singapura | Interior do shopping center The Shoppes, localizado dentro do resort de luxo Marina Bay Sands, em Singapura.
Rio de Janeiro, Brasil | “Era um dia ideal para surfar na costa da icônica praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e este homem estava aproveitando ao máximo, pegando várias ondas”, conta o fotógrafo. “Eu foquei nele, já que era o mais suave e habilidoso dos surfistas, e o capturei passando por uma onda enquanto esperava por uma melhor que se aproximava.”
Dubulto, Letônia | Dois pescadores em um barco no início da manhã.
Canastota, Nova York, EUA | “O único som que se ouvia em todo o pântano nesta manhã de final da primavera no Hemisfério Norte era de três gansos grasnando entre si. Eles se reuniram na beira do lago, onde uma nuvem de neblina apareceu exatamente quando o sol atingiu o pico sobre as árvores, envolvendo a área em um brilho etéreo. Enquanto eu observava, o ganso no centro do trio virou em direção ao sol e, como em uma saudação, saltou para fora da água e bateu as asas.”
Rajastão, Índia | No deserto de Rajasthan, os moradores locais coletam água em vasos de cerâmica, que transportados sobre a cabeça.
