Veja por dentro dos aviões soviéticos vintage da Coreia do Norte

A nação isolada está congelada nos anos dourados da aviação Soviética.

Por Gulnaz Khan
fotos de Arthur Mebius
Publicado 14 de fev. de 2018, 16:54 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo. Viagens internacionais são altamente reguladas e movimentos de liberdade dentro das fronteiras são raros. A falta de demanda por viagem aérea junto com sanções globais tem tido uma consequência involuntária: o país está congelado nos anos dourados da aviação Soviética.

Um piloto tira as capas do motor de um Tupolev Tu-154.
Foto de Arthur Mebius

“A Coreia do Norte é um país incomum que fascina muitas pessoas e eu acho que as pessoas ficam curiosas para ver como é uma companhia aérea em um contexto tão estranho,” disse o fotógrafo Arthur Mebius, que pegou 24 voos com a Air Koryo ao longo de três viagens separadas. Seu álbum de fotos, Dear Sky, the Planes and People of North Korea’s Airline (Querido céu, os aviões e as pessoas da companhia aérea da Coreia do Norte), é um tributo à dedicada tripulação da companhia aérea e ao seu amor pela aviação.

SOKAO (Linhas Aérea Norte-Coreanas-Soviéticas), a companhia aérea hoje conhecida como Air Koryo, foi originalmente criada em 1945 para conectar Pyongyang e Moscou. Em 1993, ela foi rebatizada para o seu nome atual, inspirada pela dinastia Koryo, que comandou a península de 918 a 1392 d.C.

Sua frota clássica dos anos 1960, composta por Ilyushins, Tupolevs e Antonovs, ainda está ativa.

mais populares

    veja mais
    Um piloto observa a pista do Aeroporto da Coreia do Norte.
    Foto de Arthur Mebius
    Uma aeromoça espia detrás de uma cortina em um avião da Air Koryo.
    Foto de Arthur Mebius

    “Devido a sanções internacionais e restrições ambientais, essa frota de aviões comerciais russos da Air Koryo raramente voa para fora do país,” explica Mebius. “Contudo, essas companhias aéreas e suas tripulações são mantidas prontas para operar.”

    Essas restrições, e uma avaliação de uma estrela dada pela Skytrax, reduziu as paradas internacionais da companhia aérea para apenas dois lugares: Vladivostok, na Rússia, e China. Mas a péssima classificação da Air Koryo não tem muito a ver com seu registro de segurança, mas sim com a falta de comodidades padrões, como um programa de milhas e um website oficial.

     “As pessoas são levadas a esperar um serviço ruim e aviões velhos,” disse Mebius. “Na verdade, em um voo regular vindo de Pequim, a aeronave é um Tupolev ou um Antonov recém-construído, idêntico a um Airbus contemporâneo ou um Boeing.

    Durante o voo de 90 minutos, os passageiros recebem uma refeição grátis e bebidas, incluindo cerveja norte-coreana, por uma tripulação de cabine muito educada. “Há alguns toques excêntricos, como mostrar shows de bandas norte-coreanas com um pano de fundo de manobras militares. A travessia do Rio Yalu no espaço aéreo da Coreia do Norte é anunciada pelo sistema de alto falante.”

    Várias companhias oferecem tours de aviação na Coreia do Norte e continua sendo uma atração popular para visitantes internacionais. Enquanto a frota por si só é impressionante, Mebius estava mais cativado pelas pessoas que mantiveram-na operando.

    “Foi a dedicação e o orgulho da tripulação que despertou o meu interesse pela série”, ele disse. “Foi extremamente empolgante.”

    Avião de transporte Ilyushin 76 estacionado no aeroporto de Kalma, na Rússia.

    Foto de Arthur Mebius

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados