Nove “caminhadas espetaculares” na Nova Zelândia: praias, florestas e montanhas a pé
Se está procurando por uma caminhada de uma hora ou uma trilha de vários dias, estes caminhos vão satisfazer todos os níveis de aventura.
Kiwis sabem o quanto são sortudos.
Quase 11% da terra de seu país é protegida dentro de 13 parques nacionais administrados pelo Departamento de Conservação (DOC). São mais de 28 mil km² para brincar e os kiwis aproveitam todo esse espaço.
O que os ajuda com isso são as Grandes Caminhadas, nove trilhas desenvolvidas e mantidas pelo DOC.
Espalhadas pelo país, todas com acesso fácil a cidades, as trilhas são bem mantidas e populares entre locais e visitantes. Cada rota é diferente e oferece uma experiência de união com a natureza que não terá em nenhum outro lugar.
Ilha Sul
Trilha Routeburn
Facilmente acessível através de Queenstown, a autoproclamada “Capital da Aventura” da Nova Zelândia, a Routenburn tem a vista pela qual a Nova Zelândia é conhecida: lagos cintilantes, vales largos e picos de montanhas altos.
Extensão: 32 km em sentido único
Duração: 2 a 4 dias
Aberta: Do fim de outubro ao início de maio
Trilha Milford
A Milford Track é uma das mais populares das Grandes Caminhadas, com montanhas cobertas de florestas que sobem abruptamente em vales de geleiras. Esse é um dos lugares mais úmidos do planeta, com uma precipitação média anual de 6 metros. O resultado? Lindas cachoeiras, inclusive a Cachoeira Sutherland, de 580 metros.
Extensão: 53 km em sentido único
Duração: 4 dias
Aberta: Do fim de outubro ao início de maio
Trilha Rakiura
Essa é uma das mais remotas das Grandes Caminhadas. Localizada na Ilha Stewart, que fica na extremidade Sul da Ilha Sul. A Ilha Stewart é conhecida pelas praias desertas, florestas nativas rústicas e sua população de kiwis. (A ave que não voa é facilmente vista lá, muitas vezes na praia).
Extensão: Uma volta de 32 km
Duração: 3 dias
Aberta: O ano inteiro.
Trilha Heaphy
A Heaphy é outra trilha selvagem e remota, localizada no canto noroeste da Ilha Sul. Essa trilha é a mais longa das Grandes Caminhadas, serpenteando através de matos e florestas de palmeiras até a costa oeste.
Extensão: 79 km em sentido único
Duração: 4 a 6 dias
Aberta: O ano inteiro
Trilha da Costa Abel Tasman
A Abel Tasman é a trilha mais popular da Nova Zelândia. Com clima temperado, formações rochosas estranhamente esculpidas, oceano cor de jade e praias de areia dourada, é fácil entender por quê. Localizada no topo da Ilha Sul, a trilha abraça essa costa dramática, deixando os andarilhos navegarem sua variação de maré de 4,5 metros, uma das maiores na Nova Zelândia.
Extensão: 59,5 km em sentido único
Duração: 3 a 5 dias
Aberta: O ano inteiro
Trilha Kepler
Essa trilha circular começa e termina a 5 km de Te Anau, na extremidade sudoeste da Ilha Sul, levando os caminhantes das florestas até as cadeias de montanhas.
Extensão: Volta de 59,5 km
Duração: 3 a 4 dias
Aberta: Do fim de outubro ao início de maio
Ilha Norte
Lago Waikaremoana
Serpenteando pela floresta da costa leste da Ilha Norte, essa trilha segue a margem do lago, levando os caminhantes por praias remotas.
Extensão: 46,6 km em uma direção
Duração: 3 a 4 dias
Aberta: O ano inteiro
Circuito do Norte de Tongariro
Essa volta é mais uma das mais populares Grandes Caminhadas, mostrando algumas das paisagens mais extremas e dramáticas da Nova Zelândia, de vulcões ativos a florestas calmas até o que parecem ser planaltos marcianos.
Extensão: Volta de 43,5 km
Duração: 3 a 4 dias
Aberta: Do fim de outubro ao fim de abril
Jornada Whanganui
A Jornada Whanganui é uma trilha de rio, não uma caminhada. Ande de canoa ou caiaque pelo riquíssimo Parque Nacional Whanganui.
Extensão: 87 a 145 km em um sentido
Duração: 3 a 5 dias
Aberta: Início de outubro ao fim de abril
Dicas para fazer uma das Grandes Caminhadas
– As Grandes Caminhadas são populares, então planeje sua viagem com antecedência.
– O clima da Nova Zelândia muda muito, o ano inteiro. Verifique a previsão local. Se tiver alguma pergunta, pare em um escritório local do Departamento de Conservação.
– Apesar das Grandes Caminhadas serem bem mantidas, é a natureza: faça as malas e se prepare bem. Sempre fale para alguém dos seus planos. Se você tiver dúvidas sobre o clima, terreno ou travessias de rio, seja cauteloso – há muitas outras caminhadas extraordinárias por perto. Não fique preso aos seus planos; adapte-se às condições.
– Não está pronto para caminhadas de vários dias? Sem problema! A Nova Zelândia é cheia de trilhas, de pequenas perambulações em parques da cidade até caminhadas de meio dia em paisagens que vão de praias até montanhas. Pegue suas botas de caminhada e vá explorar.
Descubra mais sobre A Melhor Experiência da Nova Zelândia.
Carrie Miller é repórter, viajante e contadora de histórias baseada na Nova Zelândia para a revista National Geographic Traveler e outras publicações. Siga-a no Facebook e Instagram.
Krista Rossow é fotógrafa colaboradora da National Geographic Travel. Você pode segui-la no Instagram @kristarossow.