Qual o maior castelo do mundo?

A construção faz parte de uma fortaleza inaugurada por volta do ano de 880 d.C.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de fev. de 2023, 17:30 BRT

Uma vista do castelo de Praga e da Catedral de São Vito na colina do castelo (1918).

Foto de UNDERWOOD AND UNDERWOOD

O maior castelo do mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records, tem uma área de quase 70 mil metros quadrados. Trata-se do Castelo de Praga, localizado na capital da República Tcheca

O castelo, que hoje funciona como a casa oficial do presidente do país e é um dos pontos turísticos mais famosos de Praga, foi construído no século 9 e fundado por volta de 880 d.C, de acordo com o site oficial do Castelo de Praga. 

O palácio foi inaugurado durante o reinado de Bořivoj, o primeiro príncipe cristão da antiga Boêmia, para servir de residência para a realeza. Ao longo dos anos, o castelo passou por várias reformas e reconstruções significativas, e também ganhou anexos, de acordo com a Enciclopédia Britannica

Nos séculos 10 e 11, por exemplo, foram anexadas igrejas ao palácio real, como a Basílica de São George e a Catedral de São Vito, que ainda são alguns dos templos religiosos mais importantes de Praga. 

Paisagem urbana de Praga com o rio Vltava fluindo sob Karlův most (Ponte Carlos) e Kostel sv. Mikuláše (Igreja de São Nicolau) ao fundo com Hradcany (Distrito do Castelo) e um pico Katedrála sv. Vita (Catedral de São Vito).

Foto de CHARLES HARRIS PHELPS

Com a adição de mais construções, o complexo hoje consiste em uma grande composição de palácios e edifícios eclesiásticos de vários estilos arquitetônicos, desde o estilo românico do século 10 até as modificações góticas do século 14. 

Segundo a Britannica, a fortaleza também engloba o Palácio de Verão da Rainha Anne e a Golden Lane (uma rua de pequenas casas geminadas, originalmente construídas para alquimistas reais e outros servos do castelo). Hoje, o complexo é tombado como Patrimônio Mundial da Unesco e é aberto à visitação, oferecendo diversas exposições sobre a história de Praga e do castelo. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados