Onde fica a Polinésia, região na qual se passam os filmes de Moana?
Embora a área geográfica que compreende a região seja grande, a massa terrestre total é pequena. Descubra em que parte do planeta ela está localizada e quantas ilhas fazem parte da Polinésia.
Bora Bora é uma pequena ilha cercada por ilhotas localizada a noroeste do Taiti, na Polinésia Francesa. O local é um destino ideal para quem deseja praticar snorkel ou mergulhar em suas águas azul-turquesa para ver peixes coloridos e arraias-manta.
Há um grupo de ilhas no oceano Pacífico que chama a atenção por seu cenário natural deslumbrante, o grande número de ilhas e a distância dos continentes. Elas são conhecidas coletivamente como Polinésia, um termo que vem da língua grega: poly (muitos) e nēsoi (ilhas), explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).
É nessa área do Pacífico que se passam as histórias dos filmes da jovem e corajosa personagem Moana, que após oito anos volta às telas com “Moana 2”, filme de animação da Walt Disney Animation que chega aos cinemas em 28 de novembro.
Mas quais ilhas compõem a região conhecida como Polinésia e qual é o seu tamanho? Veja a seguir.
Os filmes de animação de Moana são inspirados nos mitos, na história e na cultura do povo Maori, um grupo étnico polinésio que foi para a Nova Zelândia. Nesta cena do filme "Moana 2", vemos a protagonista, Moana, com seu pai, o chefe Tui - que tem o corpo tatuado conforme a tradição polinésia.
A corajosa jovem Moana desbrava os mares da região da Polinésia, como na cena acima do filme "Moana 2".
Quais são as ilhas que fazem parte da Polinésia?
Conforme detalha a Britannica, a Polinésia “cobre uma enorme área triangular do centro-leste do oceano Pacífico” e se estende do Havaí (ilha ao norte, que pertence aos Estados Unidos) à Nova Zelândia (duas ilhas maiores a oeste) e à Ilha de Páscoa (a leste, que pertence ao Chile).
A região da Polinésia também inclui, de noroeste a sudeste outras diversas ilhas: Tuvalu, Tokelau, Wallis e Futuna, Samoa, Samoa Americana, Tonga, Niue, Ilhas Cook, Polinésia Francesa e Ilha Pitcairn, para citar apenas algumas, já que o chamado “triângulo polinésio” abrange mais de mil ilhas, de acordo com a Encyclopedia of World History (plataforma de conhecimento sobre história mundial).
A distância entre algumas dessas ilhas e entre as ilhas polinésias e os continentes, também é muito grande e ultrapassa mil quilômetros em alguns casos (por exemplo, do norte de Vanuatu até Fiji).
Algumas dessas porções de terra são o resultado de ação vulcânica. De fato, elas são altas e acidentadas. Outro grupo de ilhas se deve às construções calcárias dos corais e mal se projetam do mar, diz um artigo publicado no site do Museu Nacional de História Natural do Chile.
(Você também pode se interessar: “Tsunami: Corrida Contra o Tempo”: nova série da NatGeo faz revelações inéditas sobre o tsunami mais mortal da história)
Acima, uma fotografia mostra Upolu, a ilha mais populosa de Samoa, que é famosa por suas exuberantes florestas e cachoeiras, praias tranquilas e excelentes oportunidades para pesca, surf e mergulho com snorkel, detalha o site turismo do local. Em 1962, Samoa tornou-se a primeira nação polinésia a restabelecer a sua independência como Samoa Ocidental, mas retirou a palavra “ocidental” do seu nome em 1997.
Qual é o tamanho da Polinésia?
Em sua totalidade, a região da Polinésia cobre uma área bem extensa, equivalente às Américas do Norte e América do Sul juntas, conforme diz o Exploratorium, um laboratório público de aprendizado que explora o mundo por meio da ciência, da arte e da percepção humana, localizado em São Francisco, na Califórnia, Estados unidos.
Mas a massa territorial que realmente compõe essa região é insignificante em comparação a sua extensão: “Todas as ilhas polinésias juntas cobririam uma área de apenas 1/3 do tamanho do estado de Nova York, por exemplo”, explica a fonte norte-americana.
Quando as primeiras pessoas chegaram à Polinésia?
“A Polinésia foi colonizada pela primeira vez há cerca de 3 mil anos, quando um povo conhecido como Lapita viajou para o leste da Nova Guiné, chegando primeiro a Tonga e Samoa”, continua o Exploratorium.
A Encyclopaedia Britannica acrescenta que os ancestrais dos polinésios não tinham nas ilhas o necessário para a sobrevivência e, por isso, precisavam adquirir uma grande variedade de itens de subsistência, incluindo plantas e animais domésticos. Já o povo Maori são originários polinésios que foram do leste da região para as ilhas da Nova Zelândia em 1300 d.C., aproximadamente, conforme afirma a fonte inglesa.