Imagens revelam o exato momento do parto de um macaco

Os geladas normalmente dão à luz em lugares isolados. Veja como um fotógrafo conseguiu flagra um evento tão raro.

Por Daniel Stone
fotos de Jeff Kerby
Publicado 8 de nov. de 2017, 20:36 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

Como capturar um instante raro mas impressionante que acaba em um piscar de olhos? O fotógrafo Jeff Kerby conseguiu imagens incríveis quando estava em missão para a National Geographic na Etiópia e documentava a vida dos macacos geladas.

Enquanto Kerby e uma equipe de pesquisadores observavam um grupo de fêmeas, uma delas – visivelmente grávida – entrou em trabalho de parto. Kerby capturou, frame por frame, o filhote surgindo – duas caras de espanto no mesmo corpo.

Como ele conseguiu? "Aproveitei o fato de ter trabalhado como biólogo antes de me tornar fotógrafo", disse Kerby, que também é explorador da National Geographic. Ele tem observado os geladas há anos, por isso, quando viu a macaca grávida caminhar para longe do grupo – comportamento raro – e ficar em silêncio – ainda mais raro –, pegou sua lente teleobjetiva e a seguiu.

Foram 20 agonizantes minutos de contrações, espasmos musculares e mudanças repentinas de posição. Kerby, imóvel, assistiu tudo isso a cerca de 5 metros de distância – escolhendo uma posição que pôde ver com clareza. A combinação da chegada lenta do bebê macaco e o ponto de vista estratégico do fotógrafo permitiu imagens históricas.

Os geladas normalmente dão a luz em ambientes isolados; nem mesmo estudiosos da espécie têm a sorte de presenciar um nascimento. Uma sequência de fotos, então, é algo ainda mais raro.

Para quem trabalha com conservação da vida selvagem – um campo que geralmente foca em populações em declínio e perda de habitat – as fotos são inspiradoras. É uma espécie observada não no seu fim, mas no início.