Imagens revelam o exato momento do parto de um macaco

Os geladas normalmente dão à luz em lugares isolados. Veja como um fotógrafo conseguiu flagra um evento tão raro.

Wednesday, November 8, 2017,
Por Daniel Stone
Fotos de Jeff Kerby

Como capturar um instante raro mas impressionante que acaba em um piscar de olhos? O fotógrafo Jeff Kerby conseguiu imagens incríveis quando estava em missão para a National Geographic na Etiópia e documentava a vida dos macacos geladas.

Enquanto Kerby e uma equipe de pesquisadores observavam um grupo de fêmeas, uma delas – visivelmente grávida – entrou em trabalho de parto. Kerby capturou, frame por frame, o filhote surgindo – duas caras de espanto no mesmo corpo.

Como ele conseguiu? "Aproveitei o fato de ter trabalhado como biólogo antes de me tornar fotógrafo", disse Kerby, que também é explorador da National Geographic. Ele tem observado os geladas há anos, por isso, quando viu a macaca grávida caminhar para longe do grupo – comportamento raro – e ficar em silêncio – ainda mais raro –, pegou sua lente teleobjetiva e a seguiu.

Foram 20 agonizantes minutos de contrações, espasmos musculares e mudanças repentinas de posição. Kerby, imóvel, assistiu tudo isso a cerca de 5 metros de distância – escolhendo uma posição que pôde ver com clareza. A combinação da chegada lenta do bebê macaco e o ponto de vista estratégico do fotógrafo permitiu imagens históricas.

Os geladas normalmente dão a luz em ambientes isolados; nem mesmo estudiosos da espécie têm a sorte de presenciar um nascimento. Uma sequência de fotos, então, é algo ainda mais raro.

Para quem trabalha com conservação da vida selvagem – um campo que geralmente foca em populações em declínio e perda de habitat – as fotos são inspiradoras. É uma espécie observada não no seu fim, mas no início.

Continuar a Ler