Por que esta leoa desenvolveu uma juba de repente

Bridget tem 18 anos e, durante quase toda a vida, nunca teve juba.

Por Sarah Gibbens
Publicado 27 de fev. de 2018, 17:25 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Bridget desenvolveu a juba entre março e novembro do ano passado. Os veterinários não tem certeza sobre o motivo.
Foto de Amanda Sorenson, Oklahoma City Zoo

Bridget, uma leoa do Zoológico de Oklahoma, está com um visual bastante inusitado.

A fêmea de 18 anos desenvolveu uma juba, embora sua nova cabeleira se pareça mais com uma barba do que com uma típica juba de leão. O zoológico tem a chamado de “mini-juba”.

Em uma postagem no blog do zoológico sobre sua intrigante juba, os cuidadores da Bridget dizem que o crescimento ocorreu entre março e novembro de 2017. Até este mês, veterinários ainda trabalhavam para descobrir exatamente o que causou o crescimento excessivo do pelo. (Veja 12 retratos intimistas de leões)

Diferente de outros machos do zoológico, a juba de Bridger cobre apenas parte do seu rosto. Sua irmã da mesma ninhada não desenvolveu juba.
Foto de Sabrina Heise, Oklahoma City Zoo

Apesar de raro, leoas com jubas não são algo inédito.

No Delta do Okavango, na Botswana, é comum ver leoas com jubas, um provável resultado de anomalia genética compartilhada entre animais com parentesco.

Embriões afetados durante a concepção ou gestação provavelmente causaram a mutação genética, disse Luke Hunter, presidente do grupo de conservação de grandes felinos Panthera, à National Geographic em 2012.

“Por outro lado, e talvez mais provável, o problema pode ter ocorrido durante a gestação, caso o feto tenha sido exposto a níveis elevados de andrógenos – hormônios masculinos como a testosterona”, disse Hunter.

Leões machos normalmente começam a desenvolver a juba com cerca de um ano, logo depois de começar a produzir testosterona.

Alguns machos, como os infames comedores de homens de Tsavo, não possuíam jubas, mas um estudo de 2006 afirma que eles podem ter desenvolvido essa característica para aliviar o calor intenso.

Juba misteriosa

Mas Bridget, nascida em cativeiro, não teve nenhuma irmã de ninhada com juba. Veterinários também suspeitam que uma condição médica possa ser a razão, como um tumor crescendo em suas glândulas suprarrenal ou pituitária, afetando seus hormônios.

Em 2011, uma leoa de 13 anos em um zoológico da África do Sul começou a desenvolver uma juba. Cuidadores descobriram que a causa foi uma deformidade nos ovários da leoa, os quais continham células normalmente encontradas em testículos, ocasionando um nível maior de testosterona.

Uma vez que a leoa sul-africana já havia tido filhotes, veterinários concluíram que seus ovários estavam saudáveis antes, levando especialistas a cogitarem que os ovários haviam se transformado em testículos. (Saiba mais sobre a Iniciativa para Grandes Felinos da National Geographic Society.)

Bridget teve uma ninhada de filhotes em 2007, mas os veterinários de Oklahoma ainda não sabem a condição de seus ovários. Um exame de sangue foi feito recentemente e os veterinários aguardam os resultados.

Salvo o seu novo penteado, Bridget está saudável para a sua idade avançada. Leões selvagens vivem até aproximadamente 17 anos, mas animais em cativeiro tendem a viver mais.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados