Por que esta leoa desenvolveu uma juba de repente
Bridget tem 18 anos e, durante quase toda a vida, nunca teve juba.
Bridget, uma leoa do Zoológico de Oklahoma, está com um visual bastante inusitado.
A fêmea de 18 anos desenvolveu uma juba, embora sua nova cabeleira se pareça mais com uma barba do que com uma típica juba de leão. O zoológico tem a chamado de “mini-juba”.
Em uma postagem no blog do zoológico sobre sua intrigante juba, os cuidadores da Bridget dizem que o crescimento ocorreu entre março e novembro de 2017. Até este mês, veterinários ainda trabalhavam para descobrir exatamente o que causou o crescimento excessivo do pelo. (Veja 12 retratos intimistas de leões)
Apesar de raro, leoas com jubas não são algo inédito.
No Delta do Okavango, na Botswana, é comum ver leoas com jubas, um provável resultado de anomalia genética compartilhada entre animais com parentesco.
Embriões afetados durante a concepção ou gestação provavelmente causaram a mutação genética, disse Luke Hunter, presidente do grupo de conservação de grandes felinos Panthera, à National Geographic em 2012.
“Por outro lado, e talvez mais provável, o problema pode ter ocorrido durante a gestação, caso o feto tenha sido exposto a níveis elevados de andrógenos – hormônios masculinos como a testosterona”, disse Hunter.
Leões machos normalmente começam a desenvolver a juba com cerca de um ano, logo depois de começar a produzir testosterona.
Alguns machos, como os infames comedores de homens de Tsavo, não possuíam jubas, mas um estudo de 2006 afirma que eles podem ter desenvolvido essa característica para aliviar o calor intenso.
Juba misteriosa
Mas Bridget, nascida em cativeiro, não teve nenhuma irmã de ninhada com juba. Veterinários também suspeitam que uma condição médica possa ser a razão, como um tumor crescendo em suas glândulas suprarrenal ou pituitária, afetando seus hormônios.
Em 2011, uma leoa de 13 anos em um zoológico da África do Sul começou a desenvolver uma juba. Cuidadores descobriram que a causa foi uma deformidade nos ovários da leoa, os quais continham células normalmente encontradas em testículos, ocasionando um nível maior de testosterona.
Uma vez que a leoa sul-africana já havia tido filhotes, veterinários concluíram que seus ovários estavam saudáveis antes, levando especialistas a cogitarem que os ovários haviam se transformado em testículos. (Saiba mais sobre a Iniciativa para Grandes Felinos da National Geographic Society.)
Bridget teve uma ninhada de filhotes em 2007, mas os veterinários de Oklahoma ainda não sabem a condição de seus ovários. Um exame de sangue foi feito recentemente e os veterinários aguardam os resultados.
Salvo o seu novo penteado, Bridget está saudável para a sua idade avançada. Leões selvagens vivem até aproximadamente 17 anos, mas animais em cativeiro tendem a viver mais.