‘Carro-câmera’ consegue o close perfeito de um tigre
O carro-câmera tirou fotos de grandes felinos de perto— até uma fêmea curiosa se aproximar demais.
Todos os fotógrafos têm uma foto que sonham conseguir tirar. Para Steve Winter, essa foto era a do rosto de um tigre tirada de baixo para cima. O desafio, segundo Winter — que há muito tempo faz a cobertura de matérias sobre grandes felinos e outros animais selvagens para a National Geographic — era conseguir esse ângulo sem que ele próprio acabasse dentro da boca do animal.
Para isso, ele utilizou uma câmera acoplada a um veículo de quatro rodas, acionado por controle remoto. O “carro-câmera” foi construído por engenheiros da National Geographic, mas nunca havia sido utilizado. Winter identificou o potencial que o dispositivo tinha para capturar imagens nesse ângulo, de baixo para cima, e pediu para levar o equipamento à Índia com o objetivo de realizar um projeto sobre a conservação de tigres.
No local, a engenhoca não durou muito tempo. Embora os tigres machos tenham “fugido” do aparelho, Winter conta que uma fêmea curiosa o golpeou com sua enorme pata. Provavelmente, depois disso, a câmera quebrou — mas somente após Winter ter conseguido tirar a foto que tanto queria.