Por que os caranguejos andam de lado?

A maneira como esses animais se movimentam é fonte de curiosidade. Eles podem se mover para os lados, na diagonal ou para frente.

Aratus-vermelhos agarram-se a uma rocha lavada pela maré na produtiva zona entremarés da Ilha Fernandina, nas Ilhas Galápagos.

Foto de Thomas P. Peschak
Por Redacción National Geographic
Publicado 21 de dez. de 2022 15:13 BRT

Se você estiver em uma praia e olhar de perto para um caranguejo, você notará seu curioso movimento lateral. Mas por que ele se move assim? 

Para entender isto, é necessário primeiro definir o que é um caranguejo, pois a palavra tem dois significados, explica o artigo Evolução dos caranguejos: história e desconstrução de um excelente exemplo de convergência, publicado em 2014 na revista acadêmica Contributions to Zoology.

Um dos significados está ligado à descrição do que os cientistas geralmente consideram ser um caranguejo. O outro está relacionado aos animais do grupo Brachyura, conhecidos como os verdadeiros caranguejos.

Onde vivem os caranguejos?

Os caranguejos braquiúros (infraordem de crustáceos Brachyura) compreendem aproximadamente 6700 espécies. A maioria delas é marinha, embora cerca de 1200 espécies vivam em água doce, e aproximadamente 100 espécies são terrestres ou semiterrestres, completa o capítulo Brachyura do livro Os invertebrados marinhos (2014), da editora Fundação de História Natural Félix de Azara.

Todos os caranguejos se movem de lado?

Os caranguejos geralmente se movem lateralmente e para trás, ainda que mais lentamente, explica o capítulo. Há também algumas espécies capazes de nadar, como os caranguejos nadadores (da família Portunidae).

Da mesma forma, alguns têm a capacidade de caminhar para frente. Este é o caso dos caranguejos-aranha (Libinia emarginata) que, ao contrário da maioria dos braquiúros, caminha para frente 80% do tempo. 

Segundo explica outro artigo intitulado Adaptações esqueléticas para caminhar para frente e lateralmente em três espécies de crustáceos decápodes, publicado em 2008 na revista Arthropod structure and development, essa espécie só se move de lado ou diagonalmente 20% do tempo.

(Veja também: Qual é o tubarão mais perigoso do mundo?)

Por que os caranguejos andam de lado?

Os caranguejos normalmente caminham de lado como consequência de sua estrutura corporal, explica a Enciclopédia da Vida (EOL, na sigla em inglês). De acordo com a EOL, a articulação das pernas destes animais torna o passo lateral mais eficiente e, portanto, eles adotam esta forma de movimentação.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Qual é a diferença entre uma lhama e uma alpaca?
Animais
Fóssil de 319 milhões de anos revela cérebro de vertebrado mais antigo já encontrado
Animais
Conheça 4 dos animais mais diferentes da América Latina
Animais
Os dinossauros do Brasil: país é berço de espécies e tem potencial para novas descobertas
Animais
Cinco curiosidades sobre as zebras que você não sabia

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados