10 cachorros mais inteligentes do mundo

Ranking de cães indica aqueles com melhor desempenho em obediência e inteligência de trabalho. Saiba quais são as raças com maior pontuação

Cão da raça poodle está entre os mais inteligentes.

Foto de Robert Clark
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de jan. de 2023, 14:11 BRT

Os cães são considerados os melhores amigos do homem. A educação de um cachorro pode ter uma dimensão complexa e até variar de acordo com a raça do animal, já que alguns podem ter mais facilidade para aprender novas tarefas.

Assim como os humanos, alguns cães parecem ser capazes de aprender qualquer coisa, enquanto outros têm habilidades limitadas e específicas, conforme a explicação de Stanley Coren em seu livro A Inteligência dos Cães: um guia para os pensamentos, emoções e vidas internas de nossos companheiros caninos (disponível no Brasil).

Nesta obra, publicada em 1994 e revisada em 2006, Coren classificou 140 raças de cães em termos de obediência e inteligência de trabalho. Ou seja, sua capacidade de responder ao controle e às ordens humanas.

O livro aponta que os cães pastores e retrievers tendem a obter a pontuação mais alta, e os cães de caça, a mais baixa. No entanto, existem raças mais e menos brilhantes dentro de cada um dos grupos de cães.

À esquerda: No alto:

Filhote de golden retriever: cão é o quarto mais inteligente do mundo

Foto de Joseph H. Bailey
À direita: Acima:

Rottweiler é a nona raça canina mais inteligente.

Foto de Robert Clark

Quais são os 10 cachorros mais inteligentes do mundo

De acordo com a classificação de Coren, os cães indicados entre os dez primeiros (os mais brilhantes, em obediência e inteligência de trabalho) tendem a entender novos comandos com facilidade e lembrar desses novos hábitos sem necessidade perceptível de prática.

Além disso, eles obedecem ao primeiro comando dado por seu treinador cerca de 95% das vezes, e respondem aos comandos segundos depois de serem dados.

Assim, o autor considera que estas são as 10 raças de cães mais inteligentes, já que parecem aprender bem, mesmo com treinadores inexperientes:

  1. Border Collie
  2. Poodle 
  3. Pastor alemão 
  4. Golden retriever
  5. Doberman pinscher
  6. Cachorro pastor de Shetland
  7. Labrador retriever 
  8. Spaniel anão continental
  9. Rottweiler
  10. Boiadeiro australiano

O autor também adverte que, embora existam diferenças na inteligência e na capacidade de treinamento de várias raças, também há muita variação individual entre os cães. Assim, o desempenho do animal pode variar de acordo com o treinamento que recebe.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados