Laika: o primeiro ser vivo enviado ao espaço
O Vanguard 1 foi o primeiro satélite movido a energia solar quando foi lançado em órbita pelos EUA em 17 de março de 1958. Cabo Canaveral, Flórida, EUA.
Após o lançamento do Sputnik 1, a primeira nave espacial soviética a orbitar a Terra, a Nasa explica que foi o início da chamada Era Espacial entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS). Um mês após esse evento, a URSS lançou um segundo foguete. Desta vez, tripulado por um animal. Conheça mais sobre a história de Laika (Лайка, na sua escrita em russo):
Sputnik 2: Como foi a viagem de Laika ao espaço?
Laika era um cadela com cerca de dois anos de idade, que vivia pelas ruas de Moscou, capital da Rússia. Ela se tornou a primeira criatura terrestre viva a orbitar a Terra na missão da Sputnik 2, que aconteceu em 3 de novembro de 1957.
Entretanto, a agência espacial americana estima que o animal sobreviveu apenas algumas horas depois de chegar à órbita, pois a espaçonave sobreaqueceu durante a decolagem.
Ainda segundo a Nasa, as faltas de tempo, investimento e de um projeto melhor pensado no sistema de controle por parte dos engenheiros foram cruciais para a morte de Laika.
(Você pode estar interessado em: Contagem regressiva para uma nova era no espaço)
O site de notícias sobre o espaço Space identifica duas outras missões espaciais com animais que ocorreram antes do lançamento do Sputnik 2:
- O governo dos Estados Unidos lançou moscas em uma missão suborbital em fevereiro de 1947.
- A União Soviética enviou outros dois cães (Dezik e Tsygan) para uma missão suborbital em 1951.
Sputnik 1, o primeiro satélite colocado em órbita ao redor da Terra.
Por que Laika foi enviada para o espaço?
De acordo com a Nasa, o lançamento do primeiro foguete soviético (Sputnik 1) teve valor de propaganda suficiente para realizar a segunda fase do projeto, que levaria Laika a bordo. Se fosse bem sucedida, a missão daria legitimidade para que a URSS levasse um homem ao espaço.
A Agência Espacial Europeia (ESA) aponta que, anos após o lançamento do Sputnik 2, os soviéticos conseguiram esse e outros sucessos: a primeira mulher e o primeiro homem no espaço (1963), a primeira nave espacial extraveicular (1965) e a primeira sonda a pousar na Lua (1959).