Cinco curiosidades sobre as zebras que você não sabia

Trata-se do único mamífero com listras tão marcadas na pelagem. Essa não é a única característica curiosa deste animal. Conheça outros detalhes.

Publicado 31 de jan. de 2023, 17:00 BRT, Atualizado 30 de jan. de 2024, 14:04 BRT
Um rebanho de zebras se reúne no rio Mara, no Quênia.

Foto de Charlie Hamilton James

Se você pensa em uma zebra, a primeira coisa que vem à mente, certamente, é a pelagem listrada. Mas essa não é a única curiosidade do mamífero: há outros fatos sobre esse animal que faz parte da família dos equinos e que se divide em três espécies.

São elas: a zebra-da-montanha (Equus zebra), a zebra-de-grevy (Equus grevyi) e a zebra-da-planície (Equus quagga). Esta última espécie é a mais comum, de acordo com a African Wildlife Foundation (AWF), uma organização que trabalha em todo o continente africano para proteger a vida selvagem.

As zebras são animais muito fortes

De acordo com o Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, as zebras são capazes de correr a velocidades de até 56 quilômetros por hora. Mas não é só isso: elas são capazes de dar uma poderosa patada quando um predador (como um leão ou uma hiena) se aproxima delas, e até mesmo causar ferimentos nos predadores.

Algumas zebras são mais sociáveis do que outras

As zebras das planícies e da montanha são animais sociais de rebanho, vivendo em grupos familiares com um macho líder, várias éguas (fêmeas) e seus filhotes. Durante certas épocas do ano, elas se reúnem para formar grandes rebanhos, mas os grupos familiares ainda permanecem juntos nesses conjuntos maiores, relata o Zoológico de San Diego.

No entanto, as zebras-de-grevy não agem da mesma forma. Elas vivem em rebanhos, mas são animais vagamente sociais, que não possuem sistemas sociais específicos. De acordo com a AWF, "o apego de um garanhão à sua terra e o de uma égua às suas crias são os relacionamentos mais estáveis".

Uma zebra encontra sua família. Parque Nacional Serengeti, Tanzânia.

Foto de Charlie Hamilton James

(Veja também: Os 5 animais extintos: conheça suas características e as causas de seu desaparecimento)

As zebras têm diferentes tipos de listras

Ainda de acordo com o Zoológico de San Diego, cada zebra tem um padrão único de listras. Assim como as impressões digitais humanas, não há duas iguais.

Ainda existem diferenças entre as espécies. O artigo Listras de Zebras, publicado na revista científica norte-americana Current Biology (2020), indica que as listras são largas nas zebras das planícies e das montanhas, principalmente na parte traseira do corpo. Já na zebra-de-grevy, as marcações são mais finas em todas as partes.

A função das listras nas zebras

Ao longo dos anos, surgiram várias hipóteses sobre a função das listras nas zebras. De acordo com a publicação da Current Biology, algumas das hipóteses foram descartadas por falta de dados ou por serem rejeitadas por evidências.

No entanto, uma das teorias mais aceitas atualmente é que as listras da zebra podem ser uma adaptação antiparasitária. Ou seja, serviriam para espantar moscas e mutucas.

As zebras são negras com listras brancas ou brancas com listras negras?

Embora existam algumas espécies com listras fracas no pelo, nenhuma se destaca como a zebra. Na verdade, ela é o único mamífero com essas marcações muito particulares. Mas elas são pretas ou brancas?

O artigo de 2020 observa que “nas zebras, listras brancas se desenvolvem no útero como resultado da falta de depósito de melanina, então, as zebras são um equídeo preto com listras brancas”.