Dia Internacional da Zebra: em que lugar do mundo esse incrível animal é encontrado?
Uma zebra-de-grevy é devolvida à natureza no Lewa Wildlife Conservancy, localizado no Quênia.
Por conta de seu padrão de listras exclusivo, as zebras chamam a atenção de seus observadores (sejam eles outros animais ou seres humanos). Mas ainda que pareçam todas iguais, elas estão categorizadas em três espécies – todas ameaçadas de extinção em em maior ou menor grau. E justamente para mobilizar para a preservação desses animais foi criado o Dia Internacional da Zebra, comemorado anualmente em 31 de janeiro, e promovido por instituições de conservação animal, como o Smithsonian National Zoo e o Institute for Conservation Biology.
De acordo com a African Wildlife Foundation (AWF), uma organização que trabalha em todo o continente africano para proteger a vida selvagem, as três espécies de zebra catalogadas são a zebra-de-grevy (Equus grevyi), a zebra-da-montanha ou zebra de Hartmann (Equus zebra) e a zebra das planícies (Equus quagga). Todos esses indivíduos estão presentes na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Segundo a lista, a zebra-de-grevy é a mais vulnerável, categorizada em animais ameaçados de extinção; as consideradas vulneráveis são as da espécie Hartmann; e as que estão catalogadas como “quase ameaçadas” são a zebra das planícies. Descubra onde esse incrível e único animal é encontrado.
Zebras no Parque Nacional Hell’s Gate, no Quênia.
Qual é o habitat natural das zebras?
Embora vivam no mesmo continente, as três espécies de zebra que existem na biodiversidade estão distribuídas de forma desigual em diferentes países e paisagens. Na natureza, as zebras preferem matagais, campos e savanas, de acordo com informações da IUCN.
A zebra das planícies vive em todos os habitats africanos, exceto florestas tropicais, desertos e florestas de dunas.
A zebra de Hartmann habita áreas montanhosas, acidentadas e montanhosas com uma rica diversidade de espécies herbáceas e fontes de água perenes. E as zebra-de-grevy vivem em pradarias e matagais áridos e semiáridos, onde podem ter acesso a água permanente.
Onde as zebras vivem?
As zebras são nativas da África. Entretanto, nem todas vivem na mesma parte do continente.
As zebra-de-grevy, por exemplo, têm uma distribuição descontínua e são encontradas apenas no Chifre da África, ou seja, na região que compreende a Etiópia e o Quênia. No passado, no entanto, sua área de distribuição era consideravelmente maior, diz a União Internacional.
A espécie é considerada extinta da Somália, onde as últimas observações confirmadas datam de 1973, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Já a zebra de Hartmann vive atualmente em países como a África do Sul, a Namíbia e a Angola. A zebra das planícies, por sua vez, é distribuída do sul do Sudão e do sul da Etiópia, a leste do rio Nilo, até o sul de Angola, norte da Namíbia e norte da África do Sul.
Segundo a IUCN, a zebra das planícies está extinta em dois países, Burundi e Lesoto, e é provável que esteja extinta também na Somália.