Como os cães entendem o que dizemos, segundo a ciência
Os cães, um dos animais de estimação mais populares, podem entender melhor do que outros animais os comandos e palavras de incentivo de seus tutores. Como eles fazem isso?
Um fuzileiro naval, com uma perna amputada, brinca com seu cão de trabalho militar adotado.
Embora eles não se comuniquem oralmente como os humanos, os cães parecem entender nossas palavras. Isto se deve a uma peculiaridade que os caninos compartilham com as pessoas, de acordo com um artigo intitulado Mecanismos neurais para o processamento lexical em cães, publicado na revista Science em 2016.
Os pesquisadores e autores do trabalho utilizaram imagens de ressonância magnética funcional para explorar se e como os cérebros dos cães separam e internalizam informações do vocabulário e entonações humanas.
Os ouvintes humanos são capazes de analisar separadamente o conteúdo comunicado através da fala. O cérebro das pessoas processa sinais lexicais (palavras) de um jeito e de entonação de outro, segundo explica o estudo.
(Veja também: Cães podem se ‘contagiar’ com as emoções de seus donos)
Um menino, fantasiado de Homem-Aranha, brinca em seu quintal.
Mas esta habilidade não é reservada apenas às pessoas. De acordo com a pesquisa, os cães processam as palavras da mesma maneira, usando hemisférios diferentes do cérebro. Além disso, não é apenas o que dizemos que os influencia, mas também como o dizemos.
Por exemplo, os pesquisadores detectaram maior atividade nas regiões de recompensa primária dos cérebros dos cães quando as palavras e entonação utilizadas com eles eram de elogios. O documento conclui que os caninos utilizam mecanismos cerebrais muito semelhantes aos das pessoas para entender o que dizemos.