Como é a maior aranha do mundo

O animal vive na floresta amazônica e é duas vezes maior em tamanho que a mão de uma pessoa adulta.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de mar. de 2023, 15:12 BRT

Uma visão de perto de uma aranha-comedora-de-pássaros. Gonzalo Giribet investigando coletores de ácaros na Amazônia brasileira.

Foto de Dr. GONZALO GIRIBET

Uma coincidência quase proporcional está no fato da maior aranha do mundo ser encontrada também na maior floresta tropical da Terra.

A aranha-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi), também conhecida como tarântula-golias, é reconhecida pelo Guinness World Records (Livro dos Recordes) como a maior aranha do mundo. O animal é natural da Amazônia, encontrado principalmente na Venezuela.

Segundo a Enciclopédia da Vida – maior base de dados sobre organismos vivos mantida pelo Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, nos Estados Unidos – o aracnídeo é uma espécie de caranguejeira e pode chegar a ter uma envergadura (tamanho total contando as pernas) de 30 centímetros, o dobro da medida média da mão de um adulto.

Se contado apenas seu corpo, ele tem cerca de 13 centímetros de comprimento e ela pode pesar até 175 gramas.

Conheça a maior aranha do mundo (se tiver coragem)
A aranha-golias-comedora-de-pássaros pode quase nunca se alimentar realmente de aves, mas possui quase 30 cm de largura e solta farpas quando está ameaçada.

Apesar do nome, a aranha não costuma se alimentar de pássaros. Sua dieta é composta principalmente por insetos e pequenos vertebrados, como ratos e sapos. A prática de chamar as tarântulas de "comedoras de pássaros" deriva de uma gravura em cobre do início do século 18, feita pela naturalista e ilustradora científica alemã Maria Sibylla Merian, que mostra uma Theraphosa comendo um beija-flor.

Ainda segundo a Enciclopédia, o veneno da aranha-golias é forte o suficiente para paralisar suas presas. Aos seres humanos, ela é capaz de provocar náuseas, transpiração excessiva e dor local, principalmente pela picada, uma vez que as presas desta espécie podem ter até quatro centímetros de comprimento, explica a plataforma do  Smithsonian.

A enciclopédia do museu também diz que a aranha só ataca seres humanos em situações de defesa e, além da picada, a tarântula-golias possui a capacidade de lançar seus pelos abdominais, extremamente urticantes, em direção a seus predadores. Em pessoas sensíveis e alérgicas, o contato e a respiração podem causar irritação nas vias respiratórias e na pele.