Você sabe qual a cobra mais venenosa do mundo?

Réptil que carrega um veneno mortal é originário da Austrália. Saiba o que acontece com o corpo humano ao entrar em contato com uma gota de seu veneno.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de out. de 2022, 07:20 BRT, Atualizado 21 de out. de 2022, 11:17 BRT
Um mortal taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus) se levanta do chão para atacar presa no Zoológico de Melbourne, ...

Um mortal taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus) se levanta do chão para atacar presa no Zoológico de Melbourne, Victoria, Austrália.

Foto de Jason Edwards Getty Images

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus). 

De acordo com o documento, ela foi descrita pela primeira vez em 1879, pelo professor Frederick McCoy, um botânico, entomólogo, paleontólogo e museólogo que apesar de ser irlandês trabalhou em solo australiano. 

Onde vive a cobra mais venenosa do mundo

Estudos sobre este animal – que é encontrado na região centro-oriental da Austrália – analisaram a toxicidade de seu veneno e descobriram que ele é tão potente que seria capaz de matar até 100 pessoas com uma única gota. 

Entre eles, por exemplo, está um estudo disponível na NIH, feito em  1983, que mediu o veneno da taipan em relação à letalidade para os humanos. De acordo com a publicação, o potencial letal da taipan-do-interior é o maior já registrado para uma cobra. 

Como age o veneno da cobra no corpo humano 

Também segundo a publicação, o veneno da taipan age no sistema nervoso periférico, paralisa a vítima e coagula o sangue, bloqueando os vasos sanguíneos e causando parada respiratória. Esse processo é capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. 

Além de ser super potente, a toxina natural dessa espécie também possui uma enzima chamada hialuronidase, que facilita a sua difusão na corrente sanguínea.

(Relacionado: Descubra por que animais venenosos não envenenam a si mesmos)

Taipan: a cobra mais venenosa não é a mais perigosa

Apesar do veneno letal, essa cobra – que tem em média dois metros de comprimento – não é considerada a mais perigosa do mundo. 

Isso porque, segundo o Museu Australiano, a serpente taipan é relativamente calma e é raramente encontrada por humanos.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados