Quais são os efeitos do veneno de uma cobra no corpo humano

O veneno de diferentes serpentes pode ter efeitos variados no corpo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 24 de jan. de 2023 14:06 BRT
Somente 15% das cobras encontradas no mundo são perigosas para o ser humano.

Somente 15% das cobras encontradas no mundo são perigosas para o ser humano.

Foto de Mattias Klum

Das cerca de 3 mil espécies de cobra existentes no planeta, somente 15% das encontradas no mundo são perigosas para o ser humano devido ao seu veneno ou saliva tóxica, segundo o manual médico da MSD, que integra a Aliança Global de Conhecimento Médico (Global Medical Knowledge Alliance). 

(Você pode se interessar: Você sabe qual a cobra mais venenosa do mundo?)

Os efeitos das toxinas das cobras podem variar dependendo da espécie. Mas os principais sintomas são hemorragias, coagulação sanguínea e até paralisia. 

O veneno de cobras pode causar paralisia

Segundo o Instituto Butantan, o maior produtor de vacinas e soros antiofídicos da América Latina, o veneno da cascavel, por exemplo, inibe os movimentos musculares, causando paralisias em várias partes do corpo. Por isso, a vítima pode até parar de respirar se não tiver socorro adequado em tempo hábil, algo em torno de 2 a 6 horas. 

Esse efeito é atribuído à ação de uma proteína chamada crotoxina, o principal componente ativo do veneno da cascavel. Segundo estudos do Butantan, a crotoxina age na região de contato entre o nervo e o músculo, impedindo a transmissão de estímulos nervosos para o músculo se contrair e relaxar (o que faz com que se mexam). 

A picada da cobra-coral verdadeira (Micrurus corallinus) também tem efeito semelhante ao da cascavel, mas apresenta mais risco de morte por paralisia do sistema respiratório. A pessoa picada por essas serpentes também pode experienciar sonolência, visão turva, dor muscular, náuseas e dor de cabeça.

Uma cobra-cuspideira-de-Moçambique em postura defensiva pronta para cuspir. 

Foto de Xavier Glaudas

Algumas picadas de cobras causam hemorragia

O veneno de outras serpentes, como a jararaca (Bothrops jararaca), comum na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, afeta os vasos sanguíneos, comprometendo seu funcionamento. 

Segundo o Butantan, o local da picada da jararaca apresenta dor, inchaço, sangramento e pode ter manchas arroxeadas. Sem atendimento médico, a pessoa pode ter hemorragia interna, que pode levar à morte.

Outra espécie cujo veneno atua de forma semelhante é a surucucu (Lachesis muta), a maior serpente peçonhenta da América Latina. Além de prejudicar os vasos sanguíneos, o veneno da surucucu também pode causar diarreia, diminuição do batimento cardíaco, pressão baixa e choque. 

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Qual é o animal vertebrado mais venenoso do mundo
Animais
Cobra-real
Animais
Cobras-cegas
Animais
As cobras podem se reconhecer? Estudo controverso diz que sim
Animais
Aranhas podem comer cobras? Sim – e em todo o planeta

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados