Conheça quatro animais raros encontrados apenas na Austrália

Mamífero venenoso que bota ovos? Peixe “com mãos”? Confira algumas espécies curiosas de animais encontradas apenas na Austrália.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de mar. de 2023, 16:56 BRT

Os diabos-da-tasmânia se alimentam de restos de um animal morto.

Foto de Gerd Ludwig

Austrália é um país que desperta a curiosidade de pessoas do mundo inteiro, seja pelas belezas naturais (que vão de praias paradisíacas a fascinantes desertos) ou pela rica fauna.

Além de animais bastante conhecidos como o canguru e o coala, o território australiano é lar de muitas outras espécies raras, desde pequenos invertebrados a mamíferos.

National Geographic separou quatro delas. Conheça-as a seguir:

1. Lesma rosa-choque

A lesma rosa-choque (Triboniophorus aff. Graeffei) é um molusco de 20 centímetros que pode ser encontrado apenas no Monte Kaputar, no estado australiano de Nova Gales do Sul, segundo artigo da National Geographic de 2018. O animal, cuja coloração rosa chama a atenção, vive em leitos de folhas vermelhas de eucaliptos. 

A existência da lesma rosa-choque, no entanto, está em risco. A mudança climática, o desmatamento e a presença de porco feral (Sus scrofa, um predador invasor) são ameaças para a espécie, de acordo com o Australian Museum, o primeiro museu oficial da história do país.

2. Ornitorrinco

Um mamífero que bota ovos e tem patas similares às de um pato. Essa é a descrição popular do ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus), espécie que habita os rios e locais de água fresca da Austrália.

O ornitorrinco é um monotremado, nome dado aos animais que mamam e botam ovos ao mesmo tempo, explica o Australian Museum. A instituição relata que, quando a espécie foi descoberta, muitos cientistas acharam que a notícia era uma mentira devido às características inusitadas do animal.

Protegido por uma legislação que impede a sua caça, o ornitorrinco possui um esporão que injeta veneno; a substância causa dor em humanos, mas não é letal.

3. Peixe-mão-rosa

O peixe-mão-rosa (Brachiopsilus dianthus) leva esse nome por ter membros semelhantes a “mãos”, que o ajudam a se locomover na água.

O animal tinha sido visto pela última vez em 1999, até que em 2021, pesquisadores australianos conseguiram avistá-lo na costa da Tasmânia, a uma profundidade de 120 metros, segundo a Universidade da Tasmânia.

“Esse foi um fato impressionante e que traz esperança para a sobrevivência do peixe-mão-rosa, deixando claro que ele possui um habitat e uma distribuição mais amplas do que se acreditava anteriormente. Antes disso, a espécie só tinha sido registrada quatro vezes [na natureza]” afirmou o professor e pesquisador Neville Barrett, em texto no site oficial da Universidade da Tasmânia.

4. Diabo-da-Tasmânia

Trata-se de um marsupial encontrado na ilha da Tasmânia, na Austrália, embora cientistas estejam fazendo um trabalho de reintrodução da espécie na parte continental do país, como explicado em matéria da National Geographic de 2020.

A existência do diabo-da-Tasmânia (Sarcophilus harrisii) foi popularizada por um famoso desenho animado em que um dos personagens é da sua espécie.

“Com a aparência de um cão, é caracterizado pela pelagem negra e manchas brancas no peito. Os diabos-da-Tasmânia são principalmente necrófagos que se alimentam das carcaças de animais mortos, mas também podem ser predadores eficazes. Sua alimentação inclui cangurus, pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e insetos”, explica o Australian Museum.

O diabo-da-Tasmânia está classificado como espécie ameaçada de extinção na lista da União Internacional Para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados