As 4 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o diabo-da-tasmânia

O animal encontra-se em perigo de extinção, mas foi recentemente reintroduzido na Austrália continental.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de abr. de 2023, 10:11 BRT

Os diabos-da-tasmânia se alimentam de restos de um animal morto.

Foto de Gerd Ludwig

diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) é considerado o maior marsupial carnívoro do mundo. Parte do seu nome vem do território australiano em que vive (a ilha da Tasmânia) e o “diabo” está relacionado a uma peculiaridade marcante.

Esse animal é considerado como ameaçado de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). A espécie, entretanto, foi reintroduzida na Austrália continental depois de três mil anos, como relatado pela National Geographic em outubro de 2020.

Confira abaixo quatro curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o diabo-da-tasmânia:

1. A mordida do diabo-da-tasmânia é uma das mais fortes entre todos os mamíferos do mundo

Quando se sente ameaçado, esse animal não só mostra os seus dentes, mas também os usa para atacar, tendo uma das mordidas mais poderosas de todos os mamíferos

Por isso, é melhor não se aproximar de um diabo-da-tasmânia, informa a Bush Heritage Australia, uma organização sem fins lucrativos de conservação que protege os ecossistemas e a vida selvagem do país.

Embora tenha o tamanho de um cão pequeno – pesando entre 4 e 14 quilos e com cerca de 30 centímetros de altura –, o diabo-da-tasmânia é capaz de rasgar enormes carcaças em apenas alguns minutos.

2. Os sons emitidos pelo diabo-da-tasmânia

O nome desse marsupial não se deve apenas ao poder da sua mordida, mas também aos grunhidos que emite. 

Quando os colonizadores europeus ouviram esse som "de outro mundo", batizaram o animal de "diabo", explica a Bush Heritage Australia.

3. O diabo-da-tasmânia se movimentar à noite

A espécie é noturna, diz a Bush Heritage Australia. Quando o sol se põe, o diabo-da-tasmânia pode percorrer até 16 quilômetros por noite para encontrar comida (e ocasionalmente vai ainda mais longe do que isso)

4. O diabo-da-tasmânia guarda comida para tempos de escassez

De acordo com a IUCN, o animal é um predador nato que se alimenta principalmente de outros mamíferos de porte médio e grande.

O diabo-da-tasmânia, no entanto, também é conhecido por estar preparado para tempos de escassez de alimento. Em situações de falta de comida, o seu corpo utiliza a gordura que acumula na cauda durante os tempos de abundância, explica a organização australiana.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados