As 5 características do Sol que você não conhecia
Os primeiros raios de um nascer do Sol sobre o horizonte da Terra.
O Sol é uma estrela do Sistema Solar composta por hidrogênio e hélio, e localizada no meio do sistema planetário em que está a Terra. De acordo com a Nasa, que monitora o astro 24 horas por dia, a gravidade do Sol mantém o Sistema Solar unido, alcançando desde os maiores planetas até os menores pedaços de detritos em órbita ao seu redor.
Existe uma série de detalhes curiosos sobre o Sol, estudados pela agência norte-americana, e que vale a pena conhecer. Saiba mais sobre ele.
1. Tempo e rotação do Sol
O Sol não gira como uma bola sólida, indica a agência espacial, pois sua superfície é composta de um gás eletricamente carregado e quente chamado de plasma.
Esta substância faz giros em diferentes velocidades, e em diferentes partes do astro celeste. O também Sol completa uma rotação a cada 25 dias terrestres em sua região do Equador e, em seus pólos, a estrela gira uma vez sob seu próprio eixo a cada 36 dias terrestres.
(Você pode estar interessado em: O que é o Sistema Solar e como ele é formado?)
2. O Sol não tem lua
Ao contrário da Terra, o Sol não tem uma lua. Ele é orbitado por oito planetas (incluindo a Terra), mais outros cinco planetas anões, milhares de asteroides e cerca de três trilhões de cometas e corpos gelados.
Uma explosão de classe X e uma forte ejeção de massa corona irrompem no Sol.
3. O Sol tem diferentes temperaturas
O Sol possui altas temperaturas, mas elas oscilam em suas diferentes áreas. A parte mais quente dele fica no núcleo, onde o calor chega a 27 milhões de graus Fahrenheit (ou cerca de 15 milhões de graus Celsius).
A superfície, chamada de fotosfera, é relativamente “fria”, atingindo 5,5 mil graus Celsius. A atmosfera externa do Sol, conhecida como coroa, fica mais quente quanto mais longe da superfície. Esta área atinge até 2 milhões de graus Celsius.
4. Tamanho e distância
Apesar de considerado um gigante do sistema planetário, de acordo com a Nasa o Sol é uma estrela de tamanho médio e com um raio de cerca de 700 mil quilômetros. Existem, no entanto, estrelas são muito maiores.
Mesmo assim, em comparação com a Terra, o Sol é enorme: mais de 330 mil Terras seriam necessárias para se igualar à massa do Sol. Em relação à distância, ele está a cerca 150 milhões de quilômetros da Terra.
(Conteúdo relacionado: Qual é a função da Lua na Terra?)
5. Órbita longa na Via Láctea
O Sol está no centro do Sistema Solar, que se move a uma velocidade média de 720 mil quilômetros por hora, diz a agência espacial. Apesar desta alta velocidade, o astro leva cerca de 230 milhões de anos para fazer uma viagem completa ao redor da Via Láctea.