Qual é o maior oceano do mundo?
No Dia Mundial dos Oceanos, descubra qual dos oceanos ocupa a maior área geográfica da Terra.
Vista aérea de Tahaa e Raiatea, Polinésia Francesa.
O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado todo dia 8 de junho. Essa gigantesca área coberta de água salgada representa 71% da superfície da Terra, como informa a Enciclopédia Britannica (plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação). A Terra é composta por cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Austral.
A plataforma de ensino também explica que a presença de bacias marítimas no planeta é tão grande que a superfície terrestre poderia ser facilmente coberta por elas.
Oceano Pacífico: o maior do mundo
Listado entre os três principais oceanos do planeta e considerando suas dimensões marítimas, o Oceano Pacífico é o que possui a maior quantidade de água salgada do planeta e o que cobre a maior extensão geográfica do globo – ocupando quase um terço de sua superfície.
Ele se origina no Estreito de Bering, localizado nas proximidades do Círculo Polar Ártico, e vai até a costa da Antártica, cobrindo cerca de 15 mil e 500 quilômetros, como indica a Enciclopédia Britannica.
A oeste, o Oceano Pacífico faz fronteira com o continente asiático e a Austrália e, a leste, com as Américas do Norte e do Sul. Em termos de tamanho e volume de água, ele tem o dobro do tamanho do Oceano Atlântico, considerado o segundo maior.
A Enciclopédia Britannica também afirma que o Pacífico tem uma profundidade média de 4.280 metros e uma profundidade máxima conhecida de 11.034 metros, a qual corresponde à área conhecida como Fossa das Marianas, no oeste do Oceano Pacífico Norte.
(Talvez você tenha interesse em: Dia do Meio Ambiente: oceanos abrigam mais de 2 milhões de toneladas de plástico)
Uma vista do litoral dos penhascos de Kalaupapa e do Oceano Pacífico a partir do céu.
Quais oceanos o Oceano Pacífico atravessa?
Nos diferentes hemisférios, o Oceano Pacífico faz interseção com outras bacias marítimas. No hemisfério norte, no Mar de Bering, ele faz interseção com o Ártico. No hemisfério sul, ele se cruza com o Atlântico, entre a Passagem de Drake na Terra do Fogo, na Argentina, e a Antártica. Também cruza com o Oceano Antártico no paralelo 60°S.
No Oceano Índico, o local exato da colisão de águas não é conhecido, mas acredita-se que ela ocorra nas ilhas do leste de Sumatra, na Indonésia, até o Cabo Londonderry, na Austrália. No sul da Oceania, o Pacífico percorre o Estreito de Bass, culminando na Tasmânia.