Os 4 fatos sobre o macaco-prego, um dos primatas mais inteligentes do mundo animal
Por ocasião do Dia Mundial do Macaco, comemorado em 14 de dezembro, saiba mais sobre esse animal.
Um macaco-prego em San Pedro, região de Cusco, no Peru.
Os macacos são mamíferos primatas dos quais são conhecidas cerca de 260 espécies diferentes, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha dedicado a este animal. Entre eles, há alguns que se destacam por sua inteligência, como o macaco-prego (Cebus apella), cujo tamanho não ultrapassa 45 centímetros e cujo peso não chega a 4 quilos.
Por ocasião do Dia Mundial dos Macacos, comemorado todo dia 14 de dezembro e que tem como objetivo ajudar na preservação das espécies, National Geographic investiga algumas características marcantes do macaco-prego, tido como um dos mais inteligentes da natureza.
O macaco-prego é um dos macacos mais inteligentes e habilidosos de sua espécie.
Curiosidades sobre o macaco-prego
1) Os macacos-prego são seres inteligentes e habilidosos
Entre as habilidades que demonstram a inteligência do macaco-prego estão a capacidade de quebrar frutas para consumir o suco em seu interior ou, quando estas são muito duras (como no caso do coco, por exemplo), o animal costuma batê-las contra pedras para poder destruir a casca e comê-las. A informação é do banco de dados do Zoo Aquarium de Madrid, o zoológico da capital da Espanha.
Além disso, os macacos-prego que vivem perto da água e se alimentam de caranguejos usam pedras para quebrar suas cascas duras e comerem o que está em seu interior.
2) Os macacos-prego vivem na América do Sul
Essa espécie de macacos é nativa da América do Sul. Mais especificamente, ela é encontrada nas florestas tropicais ou subtropicais úmidas no sul do continente.
Essa área abrange desde o setor leste dos Andes, norte da Argentina, Colômbia e Venezuela até o Paraguai, de acordo com o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ele também habita a Bolívia, o Brasil, o Equador, a Guiana Francesa, a Guiana, o Peru e o Suriname.
3) Os macacos-prego têm uma ordem hierárquica
Esses animais são organizados em grupos de no máximo 30 indivíduos e seguem uma ordem hierárquica. No entanto, a luta entre os machos pela liderança é constante, de acordo com o Zoológico de Madri.
Isso porque os bandos de macacos-prego são poligâmicos, como conta o site do Centro Nacional de Primatas, do Ministério da Saúde do Brasil, o que significa que o macho líder do grupo tem a prioridade para acasalar com um maior número de fêmeas.
4) A cauda é de grande ajuda para os macacos-prego
As caudas dos macacos-prego são importantes para eles e para suas atividades diárias.
Como explica o Zoológico de Madri, eles usam essa parte do corpo para se movimentar. Também enrolam a cauda em galhos de árvores para se balançar e para se deslocar de um lugar para outro sem dificuldade.