Como e onde os macacos dormem
Família de macacos japoneses em Jigokudani, Nagano.
Embora possa haver diferenças entre as espécies de macacos, o sono deles tem semelhanças com o sono humano. O estudo científico do sono nos macacos, artigo publicado em 2008, na revista da Associação Mexicana de Médicos Veterinários Especialistas em Pequenas Espécies, dá um relato de como esses animais dormem.
Onde os macacos dormem
De acordo com o artigo, foi observado que os primatas levam em conta o conforto, a higiene e a proximidade com alimentos e água ao escolher onde dormir. Consequentemente, os macacos têm preferência por dormir em galhos de árvores, pois oferecem segurança contra os predadores.
Como os macacos dormem
A construção de camas para dormir é uma característica dos grandes símios, observa o artigo. "Todos dormem em posição horizontal, porque o relaxamento muscular é uma característica típica do início do sono, e tal posição oferece segurança e conforto", informa a publicação.
Além disso, a revista relata que um extenso repertório de comunicação gestual durante a vigília foi registrado no macaco de cauda curta (macaca arctoides). A atividade poderia estar relacionada à expressão de emoções enquanto ocorrem os sonhos.
(Você também pode estar interessado em: Qual é o animal vertebrado mais venenoso do mundo?)
O artigo também explica que os primatas têm um período de sono noturno consolidado, e os comportamentos observados são de natureza social, embora tenha sido observado que algumas espécies de macacos (como o macaca arctoides) não dormem durante a noite.