As 7 curiosidades sobre abelhas que vão te surpreender

As abelhas são vitais para a manutenção da saúde humana e planetária. E na América Latina, o Brasil é um dos países com maior número de espécies do inseto. Em reconhecimento ao Dia Mundial das Abelhas, aprenda mais sobre elas.

Abelhas voam ao redor de uma caixa onde os apicultores armazenam suas colmeias no México. O Dia Mundial das Abelhas comemora o nascimento de Anton Janša, pioneiro da apicultura moderna.

Foto de Nadia Shira Cohen
Publicado 17 de mai. de 2024, 14:41 BRT

Embora sejam pequeninas, as abelhas desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e garantem a sobrevivência e a reprodução de muitas plantas e a regeneração das florestas, como afirma a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Elas também impulsionam a adaptação às mudanças climáticas, além de contribuírem para a melhora da qualidade dos sistemas de produção agrícola. Quer saber tudo sobre elas? Aproveite o Dia Mundial das Abelhas para explorar sete curiosidades sobre esses notáveis seres vivos.

Uma abelha africanizada (Apis mellifera scutellata) no Parque Ecológico Lago Norte em Brasília. Várias espécies de abelhas estão ameaçadas de extinção em todo o mundo, devido à perda de seu habitat natural e ao uso excessivo de pesticidas.

Foto de Juca Varella Agência Brasil

Descubra 7 dados curiosos sobre as abelhas

1. São conhecidas mais de 20 mil subespécies diferentes de abelhas, divididas em sete famílias, descreve um artigo da National Geographic da Espanha. Essas pequenas criaturas habitam todos os continentes da Terra, exceto a Antártida. Muitas delas são mantidas por humanos para a produção de mel ou serviços de polinização.

(Você também pode se interessar: Macacos e primatas não são sinônimos: saiba como os grupos de primatas são classificados)

2. Colômbia, México e Brasil estão entre os países com o maior número de espécies de abelhas na América Latina. No Brasil, o número de espécies de abelhas nativas é cerca de 1.500, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já no México há aproximadamente 1.800 espécies diferentes, embora esse número também possa estar subestimado, de acordo com o Instituto de Informação Estatística e Geográfica de Jalisco, do governo mexicano.

3. De acordo com o artigo da NatGeo espanhola, “as abelhas são insetos altamente sociais que vivem em colônias e são organizadas em uma hierarquia rígida de três níveis sociais: a abelha rainha, os zangões e as operárias”. A agência da ONU acrescenta que uma família de abelhas pode conter até 15 mil membros no início da primavera e até 80 mil no verão.

4. As abelhas são polinizadoras e fornecem uma ampla gama de produtos, seja por meio de serviços de polinização ou diretamente da colmeia: elas produzem mel, pólen, geleia real, própolis, veneno e cera. Essas substâncias são geralmente usadas pelos seres humanos por suas propriedades nutricionais, antimicrobianas, antissépticas e outras, de acordo com um informativo da FAO.

5. Uma única abelha melífera (Apis mellifera) normalmente visita cerca de 7 mil flores por dia, mas são necessárias quatro milhões de visitas para produzir um quilo de mel, informa o artigo da National Geographic. Apenas um desses polinizadores produz um décimo de uma colher de mel durante sua vida, de acordo com um infográfico do Governo da República da Eslovênia. Em outras palavras, é necessário o trabalho de 12 abelhas durante sua vida para gerar uma colher de chá de mel.

6. Mais de 20 mil espécies de abelhas estão ameaçadas pelas atividades humanas, especialmente a destruição do habitat, o uso de pesticidas, a monocultura intensiva e as mudanças climáticas, alerta a FAO.

7. Todos podem fazer algo para ajudar a protegê-las, como plantar flores atraentes para as abelhas, evitar o uso de produtos químicos e pesticidas nocivos, optar por alimentos orgânicos produzidos de forma sustentável, estabelecer apiários para abelhas solitárias e, é claro, participar das comemorações do Dia Mundial das Abelhas.

Esses insetos desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade. Aqui, uma abelha sorve o néctar de uma flor de Castilleja miniata na trilha Washington Gulch, no Colorado, Estados Unidos.

Foto de Elliot Ross

É necessário o trabalho de uma vida inteira de 12 abelhas (Apis mellifera) para gerar uma colher de chá de mel.

Foto de USGS BEE INVENTORY AND MONITORING LAB Domínio Público

Quando é o Dia Mundial das Abelhas

Dia Mundial das Abelhas é comemorado anualmente em 20 de maio. A data, que é celebrada desde 2018, aumenta a conscientização sobre o papel essencial que as abelhas desempenham para manter as pessoas e o planeta saudáveis, aprende mais sobre os desafios que elas enfrentam atualmente e promove ações para protegê-las

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial das Abelhas comemora o aniversário de Anton Janša, um pioneiro da apicultura moderna na Eslovênia, onde é uma importante atividade agrícola com uma longa tradição, conclui a FAO.