
Como evitar as picadas de escorpiões em casa?
Os escorpiões (como o da foto acima, um tityus serrulatus ou popularmente, escorpião-amarelo) têm aparecido cada vez mais nas áreas urbanas e é preciso tomar medidas preventivas para evitar possíveis picadas tóxicas.
Os escorpiões são artrópodes aracnídeos peçonhentos que podem representar um risco à saúde humana por conta de suas picadas com veneno tóxico, especialmente para crianças e idosos, como afirma o biólogo Fabiano Soares, graduado pela Faculdade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e um especialista em controle de pragas urbanas.
Com as mudanças climáticas e a expansão da urbanização das cidades, esses aracnídeos têm sido encontrados com mais frequência em áreas urbanas, aparecendo facilmente em casas e até em apartamentos – escondendo-se em locais escuros e úmidos.
No entanto, com algumas medidas preventivas simples, é possível reduzir significativamente a presença dos escorpiões nas residências. Confira as melhores práticas para evitar a proliferação de escorpiões, desde a limpeza do ambiente até medidas pontuais que contribuem para evitar picadas indesejadas – e perigosas.

Os escorpiões do gênero Tityus, muito comuns em toda a América do Sul, têm espécies pequenas e tóxicas, que se escondem facilmente em frestas, rachaduras e locais escuros.
Como evitar escorpiões em casa e se proteger das picadas
Como as razões que levam à proliferação dos escorpiões em zonas urbanas – e o aumento dos acidentes por picadas – estão bastante ligadas ao comportamento humano, é possível tentar contorná-los com mudanças de hábitos no dia a dia.
“Há várias medidas que podemos realizar dentro das nossas casas para impedir os escorpiões”, afirma o biólogo Fabiano Soares. Ele indica algumas ações simples, pontuais e importantes para evitar a presença dos escorpiões em casa e, assim, o perigo de ser picado por esse aracnídeo peçonhento.
- Evite o acúmulo de lixo é essencial, tanto na parte externa das casas quanto internamente. Isso porque os escorpiões gostam de lugares escuros e úmidos, que são fáceis para eles se esconderem.
- Mantenha os ralos sempre vedados ou fechados – seja o ralo do banheiro, da cozinha, da área de serviço. Os escorpiões costumam circular pelos esgotos e podem entrar em casa através dos ralos.

Os escorpiões do gênero Centruroides são mais comuns na América Central e do Norte e também aparecem em áreas urbanas, devendo também ser evitados por conta de sua toxicidade. Na foto, três exemplares de centruroides exilicauda no Arizona, Estados Unidos.
- Observe as rachaduras que eventualmente podem aparecer na estrutura das casas e apartamentos e fechá-las. “Fendas e rachaduras nos pisos, paredes, rodapés… Porque são locais que são muito usados pelos escorpiões para se esconderem, por serem escuros, portanto é preciso sempre vedar todos, já que é também um ponto de acesso para as casas”, explica Soares.
- Mantenha os móveis afastados das paredes, como camas, berços de crianças e armários. Assim, evita que eles possam escalar e se esconder nesses locais.
- Evite o acúmulo de móveis e itens em geral pela casa, pois muitos objetos acabam sendo uma maior possibilidade de “esconderijos” para os escorpiões.
- Deixe a casa sempre muito limpa e organizada. A limpeza é muito importante, pois a sujeira e o lixo, além de possíveis esconderijos atraem baratas e, onde há baratas, pode ter escorpiões atraídos para se alimentar .
Se possível, coloque telas contra insetos em todas as janelas. E, em caso de casas com jardim, próximas de matas ou terrenos baldios, colocar azulejos ou outro material liso nos muros para dificultar que os escorpiões subam e entrem na sua casa.
