Saúde ambiental: o que é e qual a sua importância

Em 26 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ambiental, área ligada a questões como poluição e eventos climáticos extremos.

Antigos terraços circulares Incas em Moray, Peru.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de set. de 2023, 07:47 BRT

saúde ambiental é uma área de estudo que se preocupa com a avaliação e o controle dos impactos dos seres humanos sobre a natureza e do meio ambiente sobre as pessoas, explica a Encyclopædia Britannica, plataforma de dados online voltada para educação e pesquisa.

"Um ambiente saudável é vital para garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos", diz a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Devido à importância de discutir essa questão, em 26 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ambiental. 

Como o ambiente afeta o bem-estar das pessoas

Essa interação entre o meio ambiente e a saúde pública aborda aspectos que influenciam o bem-estar e inclui fatores físicos, químicos e biológicos. Juntas, essas condições são chamadas de determinantes ambientais da saúde, explica a Opas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que ambientes mais saudáveis poderiam evitar quase um quarto da carga global de doenças. Em 2016, a agência estimou que 13,7 milhões de mortes (representando 24% dos óbitos mundiais) foram causadas por riscos ambientais modificáveis.

À esquerda: No alto:

Janelas tapadas cobrem a Capitol One Tower, no centro de Lake Charles, meses após o furacão Laura, Louisiana, Estados Unidos (2021). 

À direita: Acima:

Caminhões flutuam em meio a fortes enchentes na paróquia de Terrebonne, Louisiana, Estados Unidos (2021).

fotos de ANNIE FLANAGAN

As doenças não transmissíveis, incluindo doença cardíaca isquêmica, doenças respiratórias crônicas e câncer, são as condições mais comuns. Elas são seguidas por lesões, infecções respiratórias e derrames.

A Organização Pan-Americana destaca que aproximadamente 28 milhões de pessoas não têm acesso a uma fonte de água adequada e 15,6 milhões de pessoas defecam ao ar livre, o que resulta em quase 30 mil mortes evitáveis por ano.

Além disso, a exposição a produtos químicos tóxicos pode levar a distúrbios de saúde crônicos e, muitas vezes, irreversíveis, como problemas congênitos e de desenvolvimento neurológico e doenças associadas à desregulação endócrina.

Os fatores relacionados ao clima estão afetando cada vez mais a saúde e o bem-estar da população latino-americana. 

Conforme relatado pela Opas, eventos climáticos extremos (como ondas de calor), insegurança alimentar e poluição do ar, entre outros, podem levar ao aumento de doenças respiratórias e cardiovasculares, lesões e mortes prematuras.

"Ar limpo, clima estável, água adequada, saneamento e higiene, uso seguro de produtos químicos, proteção contra radiação, locais de trabalho seguros, práticas agrícolas sólidas, cidades e ambientes construídos que conduzam a uma natureza preservada são todos pré-requisitos para uma boa saúde", conclui o órgão internacional.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados